Aeroplast (A21)

CARACTERÍSTICAS

Os aditivos AEROPLAST são incorporadores de ar (espuma estabilizada) e catalisadores para acelerar a pega, utilizados para a fabricação do chamado aeroconcreto (concreto leve), que consiste em uma argamassa de cimento espumado, resultante da mistura de cimento, água, AEROPLAST INCORPORADOR DE AR (espumante) e AEROPLAST CATALISADOR, de modo a conter numerosissima e diminuta células de ar incomunicáveis entre si. O concreto celular constitui-se num isolante térmico e acústico, dada a baixa densidade e não inter-comunicações entre as celulas, reduz consideravelmente a transmissão de calor e som por condução.

Vide também o nosso produto "VERMICULITE" para confeccionar concreto leve.

PROPRIEDADES DO AEROPLAST

A - Condutibilidade Térmica:

Apesar de maior que a do poliuterano, o coeficiente de contabilidade térmica do concreto celular é aceitável como isolante térmico, constatando-se ainda que o coeficiente de condutibilidade térmica, oscilando entre 0,04 a 0,05 kcal/MHºC, é diretamente proporcional a massa especifica.

B - Permeabilidade a água e ao vapor:

Sendo a estrutura do CONCRETO CELULAR constituida de micro-células é o fato dessas serem fechadas, é o fator responsável pela baixa absorção d'gua e tornando a ação por capilaridade praticamente desprezível.

C - Resistência a Compressão:

Sabendo-se que a resistência a compressão do CONCRETO CELULAR é diretamente proporcional a massa específica e sendo o mesmo dosado para diversas densidades que variam entre 400 a 500 kgm/m³ , permitem obter diversas resistênciase aplicações.

D - Comportamento quanto a Odor, Mofo e Parasitas:

O CONCRETO CELULAR é quimicamente neutro, não apresentando portanto, quaisquer incoveniente. Não apodrece, não amoloce com água e não se desintegra
facilmente.

E - Resistência ao Fogo:

É um material incombustível.

F - Propriedade Acústica:

O CONCRETO CELULAR apresenta excelente resultado de atenuação acústica.

G - Proteção Mecânica:

Nas áreas sem trânsitos o CONCRETO CELULAR poderá ser aplicado sobre a impermeabilizacão, funcionando também como proteção mecânica. Normalmente se emprega espessuras entre 5 a 10cm, e sendo o CONCRETO CELULAR um material semi-autonivelante, não se obtém bons resultado com os deníveis acima de 5%.

H - Principais áreas de aplicação do concreto celular:

  • isolante térmico de lajes e terraços;
  • enchimento em geral;
  • placas pré-moldadas.

I - Para produzir deve-se ter:

  • Equipamentos especiais, gerador de espuma e misturador vedado.
  • Máquina de fabricação contínua para a produção de grande quantidade. Esse processo caracteriza-se pela produção contínua, dosagem automática, melhor homogeneidade do concreto e bombeamento até o local de apicação.

Para obter um CONCRETO CELULAR com densidade= 550 kg/m³ e FCK 20 kgf/cm².

Traço para um saco de cimento:

  • 1 saco de cimento, msturado em 14 litros de água;
  • 150 gr. de Aeroplast batidoem 10 litros de água;
  • 150 gr. de catalisador dissolvido em 1 litro de água.

A densidade do concreto celular varia com o consumo de cimento que pode estar entre 350 e 550 Kg/m³. A adição de areio não é indicada, pois a mesma sedimenta.

RENDIMENTO

Um saco de cimento produz 0,09m³ de CONCRETO CELULAR, com um consumo de 11 sacos por m³ para uma densidade de 550 kg/m³ e mais 1,65 kg de espumante Aeroplast e 1,50 kg de catalisador ou acelerador.

OBSERVAÇÕES

  • dependendo da temperatura o catalisador poderá ser aumentado ou diminuído;
  • o cimento deve ser de boa qualidade e se possível de alta resistência inicial;
  • quando o CONCRETO CELULAR vai ter acabamento desempenado a área deverá ser taliscada com argamassa ou sarrafo na espessura desejada, preencher com o CONCRETO CELULAR e sarrafar;
  • nos primeiros três dias,caso necessários, deverá ser molhado para ter uma cura perfeita.

Indicação de uso: fabricação de concreto leve para enchimento de vãos, isolamento térmico, isolamento acústico e fabricação de placas pré-moldadas. O produto final possui baixa resistência (25 kgf/cm2), não sendo indicado para a fabricação de blocos ou estruturas.

Disponibilizamos máquina geradora de espuma para alugar.

Para maiores informações solicite o nosso manual técnico.

Âncora Grouting (A16)

CARACTERÍSTICAS

1) Âncora Grouting H1

H1 = argamassa de cimento especial, de levada resistência, isento de retração, para ancoragem de máquinas pesadas e com resistencias iniciais muito elevadas, acima de 40 MPa em 24 horas e finais até 85 MPa, o que permite o uso imediato das máquinas.

H1 uma vez endurecido tem excelente aderência,é impermeável a água, óleo resiste bem a soluções ácidas e álcalis, não contém carga metálica, é isento de cloretos e adere bem aos metais e ao berço de concreto. H1 não contém aditivo, trata-se se cimento aluminoso, indicado para serviços especiais.

2) Âncora Grouting H2

H2 Industrial = argamassas preparada com cimento de alta resistências, agregados especiais, quartzo industrial, expansores e plastificantes, isenta de retração, a ser misturadas com água. Deve-se esperar no mínimo 3 dias de cura, a fim de se poder solicitar as ancoragens.

3) Âncora Grouting H3

H3 = argamassa plastificada preparada e com cura inicial acelerada. Sem retração com agregados mais finos, própria para bombeamento.

APLICAÇÕES

  • Chumbamento e ancoragem de toda e qualquer natureza de motores e equipamentos sujeitos a esforços mecânicos diversos.
  • Chumbamentos de arranques, parafusos ou ganchos tanto na vertical como na horizontal. As cavidades ou formas a serem preenchidas devem ser limpas e isentas de poeira.
  • Recomenda-se lavar com água, se possível, sem deixar água empossada ou eliminar a poeira com ar comprimido e somente umedecer as formas.

ARGAMASSAS PARA GROUTEAMENTOS

  • H1 - Elevada resistências inicial
  • H2 - Industrial uso geral
  • H3 - Especial argamassas super plastificadas

MODO DE USO

H1 Âncora

Vem pronto para uso, adiciona-se somente na obra a água de amassamento, a fim de se obter uma argamassa com fluidez necessárias, de acordo com as necessidades, deve-se evitar um excesso de água.

A sua colocação nos vazios de chumbamentos deverá ser executada com certa brevidade, a fim de se evitar o início de pega e antes de ter preencher todos os vazios.

Âncora H1 pode ser aplicado a temperatura entre 0 a 30ºC, recomenda-se usar água refrigerada, a fim de se prorrogar o início de pega.

Âncora H1 é isento de materiais agressivos ou prejudiciais ao homem, podendo ser manuseado sem problema algum.

A resistência a compressão aos 3 dias devera estar entre 35-45 Mpa
A resistência a compressão aos 7 dias devera estar entre 45-53 Mpa
A resistência a compressão aos 28 dias devera estar entre 60-80 Mpa

As formas a serem preenchidas com argamassas de ancoragem devem estar ser estranques, e nos lados superiores devem ter respiros e saídas para o ar sair e ter a possibilidades de socar ou vibrar.

Em chumbamentos com maiores volumes a serem preenchidos pode-se adicionar até 50% por peso de pedra 1 ou pedrisco, o qual deve-se previamente misturar a seco no grounting H1-H2-H3.

H2 Industrial

Âncora H2 é misturado com água, a mistura pode ser feita em betoneira ou em volumes pequenos, em caixas com uma argamassa comum, recomenda-se no entanto executar o serviço logo após a mistura e socar ou vibrar bem a mistura, para haver um total preenchimento dos vazios. o fator água H2 deverá ser o mais baixo possível, e não superior a 0,2.

As resistências mecânicas de argamassa, assim obtidas, deverão estar entre 35 MPa a 45 MPa, na compressão aos 28 dias.

H3 Especial

Trata-se de uma argamassa idêntica a H2, com características de ser super plastificada e com acelerações de cura inicial, com resistências mais altas. Já vem pronta para o uso, adiciona-se somente água de amassamento. O fator água H3 deverá estar entre 0,12 a 0,18.

As resistências à compressão aos 3 dias deverão estar entre 35 MPa a 40 MPa; Aos 7 dias deverão estar entre 50 MPa a 65 MPa; dependendo do fator água cimento e de cura.

RENDIMENTO:

1900 a 2100 kg/m³

EMBALAGEM

SACO 25KG

Callit (A22)

CARACTERÍSTICAS

É um plastificante para argamassas a base de cimento. Substitui a cal no todo nas argamassas em geral; de revestimentos e assentamento por plastificação e redução da água de amassamento, melhora a dispersão e a resistência final das argamassas final das argamassas, reduz a retração das argamassas, eliminando assim o fissuramento das mesmas (fissuras de retração).

Proporciona melhor aderência das argamassas, dispensando o chapisco. Permite a confecção de paredes mais uniformes e bem acabadas. As argamassas se tornam mais impermeáveis devido à ausência de cal e permite a pintura com tintas mais nobres como EPOXY, POLIURETANO ACRÍLICOS por não favorecer a sabonificação (ausência de cal) . A cura das argamassas devido a ausência de cal também é acelerada. Argamassas feitas com CALLIT aderem bem sobre todos os tijolos, cerâmica e blocos de cimento ou celular. Devido a melhor trabalhabilidade proporciona um rendimento maior da mão de obra. Recomendado para argamassas de assentamento, revestimento, reboco interno e externo. Os traços a serem usados variam de acordo com a resistência e impermeabilidade desejada de cada aplicação, podendo variar as proporções de cimento e areia na faixa de 1:3 até 1:12. A adição de cal hidratado é dispensável. A cura deve ser feita de preferência úmida.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Resina orgânica natural

MODO DE USO

Dosagem padrão: usar 200 a 250 gramas de CALLIT por saco de cimento pré-diluído na água amassamento.

EXEMPLO NA PRÁTICA

CIMENTO AREIA CALLIT ÁGUA
18 litros 144 litros 100 gramas 10 litros
1 lata 8 latas 100 cc -----
CIMENTO AREIA CALLIT ÁGUA
50 quilos 400 litros 250 gramas 25 litros
1 saco 20 latas ----- -----

DOSAGEM

A dosagem de CALLIT ideal poderá variar para maior ou menor em função da granulometria da areia, sendo mais fina usar menos e mais grossa, um pouco mais.

EMBALAGEM

Frasco Plástico 01/05 litros:

Lata -18 litros

Balde - 20 litros

Tambor - 200 litros  

Crystalciment Plus 500 (A19A)

PROPRIEDADES

Argamassa polimérica bicomponente cristalizante com excelente flexibilidade e poder impermeabilizante. Possui perfeita aderência e atende todas as questões da norma NBR 11905

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Componente A: cimentos especiais e aditivos minerais
Componente B: dispersão acrílica flexível

RENDIMENTO

Consumo por m²: 0,700 a 0,900 kg/m² - do conjunto (A+B) por demão

MODO DE USO

A superfície deve estar limpa e seca, eliminando poeiras óleos, graxas, etc.
A superfície deve estar devidamente tratada para receber este sistema, meia cana e trincas devem ser tratadas e recuperadas.
Umedecer a superfície (concreto) sem deixar que a mesma fique saturada.
Aplicar 04 demãos de Crystalciment Plus 500 na estrutura, resguardando-se o tempo de secagem entre as demãos de 4 a 8 horas. A mistura dos produtos impermeabilização é feita adicionando-se o componente A (pó) ao componente B (líquido) nas proporções recomendadas. Misturar até a completa homogeneização dos dois componentes por cerca de 5 minutos. Estruturar o sistema com tela de nylon 2x2 (90gr/m²).

Crystalplug (A20)

CARACTERÍSTICAS

CRYSTALPLUG é um material impermeabilizante inorgânico líquido viscoso, que quando aplicado em alvenaria de tijolos comum, blocos ou telhas de cerâmica, forma uma camada impermeabilizante da umidade proveniente do solo, devido a falha da impermeabilização do baldrame (alicerce). Veda umidade ascendente. Veda vazamento de piscinas sem precisar esvaziá-la por infiltrações nas frissuras.
Seu efeito perene, torna os tijolos de faixa de alvenaria, aonde foi aplicado, completamente impermeável à água, mesmo que a água se apresente saturada com óleo, limo ou outros detritos não ácidos ou álcali.
CRYSTALPLUG ao secar forma cristais minerais insolúveis, obstruindo desta forma a porosidade de tijolos, telhas e argamassas. CRYSTALPLUG também é usado como revestimento impermeabilizante, aplicado diluído 1:3 em água sobre a superfície de concreto ou argamassas (ex.: caixa d'gua ou fundações).

DENSIDADE

1,39 g/cm³

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Silicatos

MODO DE USO

Impermeabilizante de paredes antigas.
Primeiro o reboco existente deverá ser retirado da altura que apresenta umidade, para facilitar a secagem.
Perfurações deverão ser feitas em duas linhas paralelas horizontais, sendo a 1ª parte rente ao piso e a 2ª  10 cm acima, de forma que não fiquem na mesma linha de rumo.
As perfurações deverão ser com brocas adequadas (vidia) de 3/8 ou 1/2 polegadas, com um espaçamento de 10 a 15 cm, e uma inclinação de 45º em relação ao horizonte, tomando-se o cuidado de não ultrapassar a parede.

APLICAÇÃO

  1. Misturar o CRYSTALPLUG com água nas seguintes proporções, conforme umidade:
    a) se ao furar verter água, aplicar concentrado;
    b) caso contrário acrescentar 50% de água (1:1);
    c) estando ligeiramente seco devido a baixa freático, acrescentar 2/3 de água (2:1).
  2. Injetar CRYSTALPLUG, fazendo uso de funil ou borrifador (recipiente plástico com bico);
  3. Os furos que apresentam secagem deverão ser novamente preenchidos, quantas vezes forem necessárias, durante o dia.
  4. Após 18 a 24 horas, nos furos que estiverem totalmente secos, passar a broca novamente para a escariar e injetar o CRYSTAPLUG, da mesma forma do dia anterior.
  5. Após a secagem da ultima aplicação do CRYSTALPLUG tampar os furos com argamassa de cimento e areia, bem compactada.

OBSERVAÇÃO: O produto apresenta melhor resultado caso as paredes não estejam saturadas de umidade, pois neste caso o produto não consegue penetrar nos capilares da argamassa, dificultando sua ação. O ideal é que as impermeabilizações sejam feitas em épocas com pouca umidade.

CONSUMO

De acordo com a absorção da parede.

Consumo aproximado: 1,500 kg/m2/demão (diluído)
0,750 kg/m2/demão (concentrado)

ACABAMENTO

A parede em condições de temperatura favoráveis, deverá estar seca, dentro de 3 a 4 semanas (presumível), a mesma poderá ser acabada da seguinte forma:

  • chapiscar todas as partes donde foi removido o reboco;
  • aplicar argamassas de cimento e areia com adição de DUROLIT (sem cal), desempenada numa faixa do piso até 50 cm, acimada linha superior dos furos;
  • após secagem do ítem b, poderá ser aplicado o revestimento que se desejar.

OBSERVAÇÃO: em paredes de construções antigas, em que a espessura ultrapassar a 30 cm, deverá ser procedido o tratamento dos dois lados.

Para impermeabilizações de telhas de barros ou cerâmicas, tipo colonial, pricipalmente as do tipo branco, que são tmuito porosas e deixam passar umidade, chegando a gotejar em dias de muita chuva, o melhor procedimento é imergir as telhas individualmente no CRYSTALPLUG diluído em água 1:1 e deixar secar aos sol, antes de montar o telhado. Outra solução é pintar as telhas do lado superior com trincha, também diluída em água 1:1.
Vazamento de piscina sem ter que esvaziá-la ao trocar azulejos: colocar CRYSTALPLUG na água da psicina e remover duas ou mais vezes ao dia e, deixar que, por inflitração, os vazamentos vão se fechando. Colocar 2 kg de CRYSTALCIMENT para casa 40.000 litros de água. Garantia de exito total. Com bons resultados há a diminuição de vazamentos.

EMBALAGEM

Bombona - 5 kg
Balde - 20 kg
Tambor - 200 kg

Densocrete Retardador (A10)

CARACTERÍSTICAS

Líquido marrom escuro, isento de cloreto, usado principalmente em concretos sujeitos a transportes demorados onde se deseja o retardamento de início de pega, tendo as seguintes propriedades:

1) Retarda o início de pega.
2) Reduz as temperaturas de pico do calor de hidratação, distribuindo o calor de hidratação por um tempo maior.
3) Evita o fissuramento nos concretos-massa principalmente, devido à dispersão do calor de hidratação.
4) É compatível a seu uso em conjuntos com plastificante tipo BV ou Incorporador de ar.
5) Melhora a aderência do concreto a armadura.
6) Retarda o início de pega, porém não retarda a cura do concreto, pelo contrário, após o fim de pega acelera o endurecimento.
7) Permite eliminar juntas frias em concretagens demoradas ou volumosas.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Lignosulfonato
Isento de cloretos
Densidade 1,14 g/cm³

APLICAÇÃO

Concretos-massa, barragens, concretos sujeitos a um transporte demorado, concretagens em climas quentes, concretagens onde se necessita um enfornamento demorado, como em secções delgadas e ferragens densas, e em concretagens demoradas, a fim de evitar juntas frias.
Concreto massa
Concreto protendido
Concreto bombeado

VANTAGENS

Evita em muitos casos a necessidade de altos fatores água/cimento e a perda de água de amassamento em dias de muito calor. Evita o uso de concreto refrigerado e elimina juntas de concretagens.

RECOMENDAÇÕES

Fazer ensaios prévios com as marcas de cimento a serem usadas na obra.
Usar formas de concretos não sujeitas a vazamentos de nata de cimento. Após o fim de pega recomenda-se sazonar a cura do concreto com água ou PROTESOL.

DOSAGEM

Básica de 0,2% por peso de cimento. Para temperatura entre 10 a 15ºC reduzir a dosagem para 0,15% e para temperaturas acima de 25ºC aumentar a dosagem para 0,3%. As dosagens acima indicadas são mínimas iniciais para se obter os efeitos desejados, a quantidade ideal em função do retardamento desejado deve ser obtido por ensaios prévios, as dosagens máximas em geral não ultrapassam 0,5%, em casos especiais poderá ser usados até 1%.
Seu uso é compatível em conjunto com plastificante tipo BV ou Incorporador de ar. Adicionar o aditivo sempre de preferências a água de amassamento, se não for possível em toda, pelo menos em 20% ou mais.
Obs: produto mais econômico.

EMBALAGEM

Lata - 5 kg
Balde - 20 kg
Tambor - 200 kg

Durobeton (A17 e A18)

CARACTERÍSTICAS

DUROBETON são argamassas pré-fabricadas compostas de resinas sintéticas, cimentos agregados dos minerais, pronto para usar, apresentados em forma de dois componentes. Componentes A, resina sintética. Componente B, mistura dos agregados minerais.

Cor: cinza concreto ou branco

TIPOS

DUROBETON T: argamassa auto portante ou tixotrópica, não escorre com facilidade.
DUROBETON A: argamassa auto nivelante, maior fluidez.

USO

Revestimentos, proteção e reparos em toda e qualquer estrutura de concreto, como pontes, viadutos, prédios de concreto aparente, câmaras frigoríficas, pisos, pistas, ancoragens, nivelamentos de pisos, podendo também ser usado como armagamassa de recomposição.

MODO DE USO

O serviço prévio de todo e qualquer reparo ou revestimentos consiste numa limpeza perfeita, removendo-se todo material solto e que não esteja em condições normais de dureza, a poeira deve ser, de preferencia, eliminada com jato d'gua ou ar comprimido.

A limpeza também pode ser feita com jato de areia.

Os ferros expostos deverão ser primeiramente tratados com uma passivação (fosfatização) a frio, com Antiox aplicado com pincel sobre o ferro, isto com 1 dia de antecedência.

O preparo da argamassa faz-se através da mistura dos dois componentes, durante aproximadamente 3 minutos, sempre no todo ou nas proporções das embalagens. O material é aplicado com colher de pedreiro, procedendo-se a uma boa compactação.

A cura de peferencia deve ser úmida nos primeiros dias ou então com PROTESOL.

Durobeton A (A18)

CARACTERÍSTICAS

É uma mistura que contém plastificantes e fluidificantes que lhe conferem a fluidez indicada para serviços onde o manuseio fica mais fácil e ligeiro, devido à fluidez, revestimento horizontais, em pisos, preenchimentos de cavidades, chumbamentos, etc.

DENSIDADE

Componentes A - líquido branco | d. = 1,0 g/cm³
Componentes B - Pó cinza claro | d. = 2,3 g/cm³
Componentes A+B | d. = 2,1 g/cm³

CONSUMO

2,1 kg/litro volume aplicado ou 2,1 kg/m²/mm espessura

EMBALAGEM

Jogo com 02 unidades, totalizando 35kg

TEMPO DE USO

Aproximadamente 30 a 60 minutos.

Durobeton T (A17)

CARACTERÍSTICAS

DUROBETON TIXOTRÓPICO ou auto portante, é uma mistura que contém um agente tixotrópico, que lhe confere a propriedade de não escorrer, indicado para serviços na vertical e nos tetos e para colagem de peças de cerâmica ou azulejos.

Cor: cinza concreto.

DENSIDADE

Componentes A - líquido branco | d. = 1,0 g/cm³
Componentes B - Pó cinza claro | d. = 2,3 g/cm³
Componentes A+B | d. = 2,1 g/cm³

CONSUMO

2,1 kg/litro (volume aplicado) ou 2,1 kg/m²/mm espessura.

TEMPO DE USO

Aproximadamente 30 a 60 minutos.

EMBALAGEM

Jogo com 02 unidades, totalizando 35kg.

Durolit (A1)

UM SEGURO CONTRA A UMIDADE-IMPERMEABILIZANTE PASTOSO,DE PEGA NORMAL,PARA ARGAMASSAS

CARACTERÍSTICAS

Impermeabilizante de pega normal, inorgânico, isento de gorduras, econômico, de efeitos perduráveis, adicionado às argamassas de cimento produz uma reação colóide - química fechando as porosidades do concreto e cujas partículas ao dessecar produzem um efeito água - repulsivo e absolutamente estanque as infiltrações da água. Não altera a resistência do cimento e sua propriedade de pega.

APLICAÇÃO

Indispensável em todas as construções residenciais, industriais, rurais, publicas e de engenharia hidráulica em geral, na impermeabilização de: alicerces, balcões, barragens, caixas d'água, fachadas, galerias, jardineiras, paredes de arrimo, paredões, pisos, platubandas, rodapés, silos, subterrâneos, tanques, terraços, túneis, etc

MODO DE USAR

Durolit usa-se dosagem de 3-4Kg para 100Kg de cimento empregado, podendo as proporções do cimento e areia variar entre 1:2, 1:3, 1:4, conforme as exigências do serviço. Antes de tirar de embalagens original remexe-se com uma madeira (sarrafo), depois desmancha-se em uma lata com pequena quantidade de água. Logo que a mistura for uniforme adiciona-se o restante da água necessária para umedecer a argamassa. Com esta solução de aspecto leitoso umedece-se a mistura seca de cimento e areia até o ponto de ter uma argamassa uniforme. Evite-se o reboco aguado demais. O preparo da argamassa deve ser amassadores limpos. Não misturar com restos de rebocos anteriormente usados. A água empregada deve ser limpa, a areia áspera e livre de terra, barro ou matéria orgânica. O cimento deve ser fresco. Para obter boa aderência o reboco é arremessado com ímpeto a parede e puxado com a colher ou desempenadeira, numa espessura de 10mm, depois de levemente enxugado, arremessa-se a segunda e depois a terceira chapada durolitizada e desempenase. A aplicação de 2-3 camadas alternadas aumenta o efeito refratário, interrompe os capilares de argamassas, e no caso de alguma falha a camada seguinte corrige a mesma. Desejando uma superfície alisada pode-se dar uma repassada com cimento puro. Para obter-se um bom resultado é indispensável que a argamassa possa curar bem. por isso deve-se afastar a água do rebocado por 1 dia. A secagem deve ser lenta, em dias de calor a superfície durolitizada deve ser coberta e molhada nos primeiros 3-4 dias. Para se durolitizar paredes já revestidas ou infiltradas é necessários que se remova o reboco velho, deixando a vista a alvenaria de tijolos.

Para se aplicar argamassa durolitizada em superfícies muito lisas, para melhor aderência, a mesma deve ser picada. As superfícies devem ser molhadas, principalmente tratando-se de alvenaria de tijolos. Os revestimentos devem ser feitos de cima para baixo. Todos os cantos devem ser arredondados. As emendas entre o piso e a paredes como também as continuações de rebocos já puxado e seco, devem ser feitas de cimento puro com adição de durolit.

Em obras com tijolos a vista ou pedras naturais, onde a aplicação de uma impermeabilização externa não for possível, por exemplo: em ambientes fechados, sem ventilação, como adegas, cabines elétricas subterrâneas, fossas, porões, túneis, etc. Para absorver a eventual água de condensação, originada pela diferença das temperaturas internas e externas, aplicar-se à sobre a superfície durolitizada um reboco gordo de areia e cal de 5-8mm de espessura, para absorção da umidade do ambiente.

EXEMPLOS NA PRÁTICA

Durolit usa-se na dosagem de 3-4Kg para 100Kg cimento empregado. As proporções podem variar entre 1 parte de cimento para 2-3 ou 4 partes de areia, conforme as exigências do serviço. Para 1m(cúbico) de concreto necessita-se de 15Kg de durolit. A argamassa durolitizada de 1 parte de cimento para 4 de areia é indicada para a maioria dos serviços onde deseja-se evitar leve umidade, por exemplo: fachadas batidas pela chuva.

A argamassa durolitizada de 1 parte de cimento para 3 areia é própria para revestimentos de paredes externas expostas as intempéries, isolação de alicerces, lajes para assentamento de tacos, ladrilhos, cerâmica, pavimentos, pisos, banheiros, balcões, terraços, jardineiras, paredes úmidas e salitradas, silos, rodapés, faces superiores dos beirais. A espessuras do reboco deve ser de 2-3cm.

A argamassa durolitizada de 1 parte de cimento para 2 partes de cimento para 2 partes de areia é recomendada para aquários, barragens, caixas de água, piscinas, porões, subterrâneos, tanques, paredes de arrimo e semelhantes sujeito a pressão de água. A espessura de ser no mínimo de 3 cm.

TRAÇO 1:4 1:3 1:2
AREIA (lavada e áspera) 4 latas de 20kg 3 latas de 20kg 2 latas de 20kg
CIMENTO (novo) 1 lata de 20kg 1 lata de 20kg 1 lata de 20kg
Durolit 1 lata de 1kg 1 lata de 1kg 1 lata de 20kg

CONSUMO

1 Kg para 20 Kg de cimento

EMBALAGENS

Frasco - 1kg
Galão - 4kg
Balde Plástico - 18Kg
Tambor - 200Kg

Durolit Líquido (A2)

CARACTERÍSTICAS

Impermeabilizante liquido de efeito permanente, trata-se de um produto inorgânico, não sujo a degradação com o passar do tempo.

APLICAÇÃO

Usado em argamassas e principalmente em concretos, devido a facilidade de mistura.

MODO DE USAR E CONSUMO

Idênticos ao Durolit A-1 (pasta)
Em concretos usar 1% ate 2% no máximo, sobre o peso de cimento ou diluir na proporção 1:25 (durolit liquido/água) na água de amassamento; Adicionar 0,2% sobre o peso de cimento de duroplast bv plastificante redutor de água. O consumo mínimo de cimento CP32 é de 350kg m³.

EMBALAGENS

Balde - 18Kg
Lata - 18kg
Tambor - 200Kg

Durolit Pó (A3)

CARACTERÍSTICAS

Impermeabilizante em pó para argamassas de revestimentos em geral.
Pó impermeável de coloração branca, durolit melhora consideravelmente a plasticidade das argamassas e sua impermeabilidade, tornando as mesmas águas-repelentes. Observa-se um aumento considerável quanto a aderência, uniforme e durabilidade das argamassas aplicadas.

APLICAÇÕES

DUROLIT em PÓ é usado principalmente na fabricação de massas finas, pré fabricadas para fachadas expostas à chuva. Podendo ser utilizado em qualquer argamassas de revestimentos onde se deseja evitar a umidade de batidas de chuva. não é indicado para concretos ricos em cimento, onde deverá ser usado o DUROLIT LÍQUIDO.

MODO DE USAR E DOSAGEM

DUROLIT EM PÓ deve ser adicionado previamente à seco no aglomerante (cal+cimento) na proporção de 2% por peso de aglomerante.

EMBALAGENS

Sacos de papel com 20kg

Durolit Rapidíssimo (A5)

CARACTERÍSTICAS

Impermeabilizante acelerador de pega ultra-rapido, liquido, isento de cloretos e sulfatos.

APLICAÇÕES

DUROLIT-RAPIDÍSSIMO encontra a sua maior aplicação no tamponamento de "olhos d'gua" sob pressão ou na impermeabilização de paredes e cortinas de concreto, onde ha escorimentos de água, obtendo-se enrijecimento da argamassa em poucos segundos. É sempre usado quando se deseja uma imediata secagem do cimento. Início de pega na pasta de cimento usado puro 10 e 20 segundos e fim de pega 20 a 30 segundos.

MODO DE USO

Os pontos de infiltração de água devem ser previamente bem apicoados e os olhos d'gua escareados, de modo a obter uma superfície bem áspera e profunda nos pontos de tamponamento. A infiltração sendo grande imprega-se o DUROLIT-RÁPIDISSIMO puro, misturar e cimento e areia áspera na proporção de 1:1. A mistura de cimento e areia devera ser continuamente despejada no liquido e não ao contrario sob constante e vigorosa mistura.

A proporção deverá ser de 2 partes de secos para 1 parte de liquido. A mistura pronta aparentemente é bastante fluida, mas isto e normal. A massa fluida devera ser aplicada m seguida por meio de uma colher de pedreiro nos locais serem tamponados e exercendo-se pressão durante 1 a 3 minutos até a massa enrijecer.

Em paredes onde a água percola através de muitos poros pequenos, obtem-se bom resultado da seguinte maneira: apiocar a superfície e limpa-la perfeitamente, aplicar DUROLIT-RÁPIDISSIMO puro, por meio de uma brocha ou pincel, chapiscar ou aspergir rapidamente a mistura seca do cimento e areia, em seguida aplicar novamente o DUROLIT-RÁPIDISSIMO com a brocha e chapiscar novamente a mistura de cimento e areia. Repetir tantas vezes a operação até a água não percolar mais.

O importante é que a mistura seca na superfície seja sempre perfeitamente embebida e molhada com o DUROLIT-RÁPIDISSIMO. A ultima camada recomenda-se sempre o chapisco seco de cimento e areia, pois desta maneira o revestimento seguinte terá melhor aderência.

Nas paredes cuja infiltrações grandes foram desta maneira eliminada, deverão receber agora um revestimento imperabilizante de argamassa 1:3 com adição de DUROLIT.

Nas paredes onde a pressão d'água for muito grande, recomenda-se fazer um pequeno orifício como dreno, por onde será aliviada a pressão da água. Após o tratamento de toda a parede, estes pontos de drenagem poderão ser tampados com Durolit Rapidíssimo mais cimento, introduzido a seco.

DOSAGEM

DUROLIT-RÁPIDISSIMO é empregado puro ou conforme a aceleração desejada em diluição de 1:1 até 1:2 com água, em serviços de tamponamentos ou revestimentos em presença de água. Em concretagem em presença de água, usar diluído 1:2 até 1:10. Recomenda-se efetuar ensaios prévios.

EMBALAGENS

Lata - 1 kg
Lata - 5 kg
Balde - 20 kg
Tambor - 200 kg

Durolit Rápido (A4)

CARACTERÍSTICAS

DUROLIT RÁPIDO é um aditivo líquido que adicionado à água de amassamento de argamassas ou concretos proporciona uma impermeabilização de pega rápida e com alta resistência inicial e final.
A quantidade de DUROLIT RÁPIDO a adicionar a água de amassamento pode variar na proporções de 1:1 até 1:20, permitindo uma aceleração da cura e resistência final de aproximadamente 50% do tempo normal.

DENSIDADE

Líquido incolor com densidade 1,300kg/l

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Cloretos

INDICAÇÕES

DUROLIT-RÁPIDO é empregado em todos os serviços onde são necessários: pega rápida, alta resistência inicial e final, impermeabilizante, rápida desmoldagem e poder de transporte. É usado na industria de pré-moldados, em concreto desarmado, consertos em obras hidráulicas, chumbamentos, pisos, etc.

Em concreto armado a diluição deverá ser superior a 1:9.

MODO DE USO

Determinar por ensaio prévio a proporção de diluição do DUROLIT-RÁPIDO/ água em função da rapidez do inicio de pega a resistência desejada.
A diluição poderá variar de 1:1 até 1:20.
A dosagem normal é de um consumo de 2 litros de DUROLIT-RÁPIDO por saco de cimento e corresponde a diluição em água de 1:10.
Preparar somente a quantidade de argamassa ou concreto que possa ser utilizar imediatamente.
O concreto dever estar enformado e compactado antes do seu uso inicio de pega.
O produto por ser a base de cloreto, não deve ser utilizado em concretos armados, neste caso, deve-se usar Duroplast Acelerador, pois é isento de cloretos.

OBSERVAÇÕES

Usar somente cimento fresco e inalterado. Para testá-lo basta misturar cimento puro com uma solução DUROLIT-RÁPIDO / água 1:1. O endurecimento deverá ocorrer com desprendimento de calor, no máximo de 3 a 5 minutos. Caso contrario o cimento deve ser rejeitado.

Tabela de início de pega de DUROLIT RÁPIDO e cimento puro

Diluições
DUROLIT RÁPIDO : ÁGUA
INÍCIO DE PEGA
Em minutos
1:1 0,75
1:2 1
1:4 3
1:6 6

Acréscimo de resistência de um concreto com 350kg cimento por m³
Traço 1:2:3 e fator água cimento de 0,53 a várias dosagens de DUROLIT RÁPIDO.

Tempo de
Secagem
Concreto
Nornal
Concreto com traço Durolit Rápido / Água (volume)
1:3 1:6 1:9 1:12 1:15
Tensão de ruptura à compressão em kgf. cm²
6 HORAS ----- 43 39 33 18 16
1 DIA 67 178 165 161 99 102
2 DIAS 121 213 209 207 153 123
3 DIAS 156 249 234 220 199 185
7 DIAS 206 268 273 276 232 221
28 DIAS 256 333 323 344 283 284

Acréscimo de resistência de um concreto com 310 kg cimento por m³.
Traço 1:2,5:3,5 e fator água / cimento de 0,59 a varias dosagens de DUROLIT.

Tempo de
Secagem
Concreto
Nornal
Concreto com traço Durolit Rápido / Água (volume)
1:10 1:11 1:12 1:14 1:16
Tensão de ruptura à compressão em kgf. cm²
6 HORAS ----- 10 14 21 18 9
1 DIA 60 82 93 100 93 77
2 DIAS 110 123 148 171 164 116
3 DIAS 131 149 166 205 170 142
7 DIAS 178 183 224 230 213 176
28 DIAS 224 229 245 268 238 219

EMBALAGENS

Lata - 1kg
Bombona - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast Acelerador (A11)

CARACTERÍSTICAS

É um aditivo para concreto, isento de cloretos, porém com idênticos poder de aceleração, substituindo com vantagem os mesmos, podendo ser usado em todos os concretos armados e protendidos. Não provoca corrosão de ferragens ou bainhas. Suas propriedades além de acelerador aliam a de um plastificante e redutor de água. DUROPLAST ACELERADOR por ser isento de cloretos não provocam aumento de retração nos concretos. Os concretos feitos com aceleradores requerem uma cura bem sazonada, recomenda-se, assim a cura com água durante os primeiros dias ou com protetores de cura PROTESOL.
Para um mesmo traço de concreto a adição de 0,2 a 0,6% por peso de cimento de DUROPLAST ACELERADOR permite obter-se aceleramento de cura na ordem de 25% a 40% nos primeiros 7 dias. Aos 28 dias a resistência é igual ou superior ao mesmo concreto sem adição de aditivo.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Lignosulfonatoe Tensoativos
Densidade 1,150 kg/l

APLICAÇÕES

É usado em todos os concretos onde se deseja alta resistência inicial, para rápida desforma ou uso, indicado para concretos estruturais, pisos protendidos e pré-fabricados.

MODO DE USAR E DOSAGEM

Dosagem de 0,2 a 0,6% por peso de cimento.

Para cada traço e marca de cimento é adequado fazer traços iniciais para se determinar a dosagem ideal.

Em geral usa-se 0,4 a 0,6% por peso de cimento empregado e reduz o fator água/cimento.

O aditivo sempre deverá ser pré-diluido na água de amassamento, para uma boa homogeização. O concreto deverá ser lançado e vibrado antes do inicio de pega.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast BV (A7)

ADITIVO UNIVERSAL PARA CONCRETO

Plastificante - Desificador do concreto. Dispersor do cimento. Líquido marrom escuro a base de lignosulfonatos modificados de efeito fisico químico, fornece resultados constantes e excelente plasticidade.
Densidade: 1,18 kg/litro

CARACTERÍSTICAS

1) Devido a sua natureza de agente ativo e sequentemente reduz a tensão superficial da água permitindo uma melhor dispersão das partículas de cimento.
2) Age como plastificante redutor de água do concreto sendo que para uma mesma trabalharidade permite reduções de água de 10 a 15% com conseqüente aumento da resistência final maior densidade e impermeabilidade do concreto.
3) DUROPLAST BV muda a estrutura cristalina rômbica e cúbica dos cristais de cimento em argulhas monoclimáticas que se associam facilmente entre si que aumentam a resistência mecânica do concreto e aumentam a aderências as armaduras do concreto.
4) Facilita a melhor peptização e hidrólise das partículas de cimento proporcionando ao concreto endurecido uma maior impermeabilidade e uma maior resistência às geadas e mudanças bruscas de temperatura, devido a redução da capilaridade.
5) Diminui a retração do concreto.
6) Na dosagem normal de 0,2% a pega do cimento é normal. Em dosagem maiores proporciona um pequeno aumento no tempo de inicio de pega, porem acelera o endurecimento decorrido as 24 horas.

APLICAÇÕES

DUROPLAST BV é um aditivo de uso sem restrições podendo ser usado também em combinação com retardadores e incorporadores de ar.

MODO DE USO

Dosagem básica 0,2 - 0,4% por peso cimento.
Adicionar juntamente com água de amassamento.
Reduzir de 8 - 15% a água para a mesma trabalharidade.
Para se obter s vantagens visadas, observar as normas gerais para um bom concreto principalmente manter o concreto úmido nos primeiros dias de cura.

Como diminuir bolhas de ar no concreto e na superfície:
1) Escolher areia com granulometria adequada, de preferência roliça, diminuindo-se assim os vazios;
2) Usar plastificante redutor de água (Duroplast BV) que diminui a tensão superficial da água;
3) Usar betoneira tipo "contra corrente" que incorpora menos ar que as betoneiras comuns;
4) Vibrar o conreto. Aguardar 15 minutos e revibrar. A vibração deve ser uniforme, o espaçamento entre os minutos iguais e por tempo curto;
5) Utilizar o mínimo de água possível.

ARMAZENAMENTO

DUROPLAST BV, não é corrosivo, podendo ser armazenado ilimitadamente quando acima de 0ºC.
Pequenas sedimentações são normais, recomenda-se após longo armazenamento, homogeneizar o produto simplesmente rolando os tambores.
Obs.: BV da norma D.I.N Beton Verflüsiger - plastificante.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Lata - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast Incorporador de Ar (A13)

CARACTERÍSTICAS CONFERIDAS AO CONCRETO

1 - Aumenta a impermeabilidade, a resistência ao intemperismo e aos agentes agressivos pela diminuição do efeito de capilaridade.
2 - Aumenta de 2 a 10% de ar incorporado pela formação de microporos esféricos. Estes atuam como agregado fino, melhorando a fluidez e a regularidade do concreto fresco.
3 - Aumento da resistência pelos seguintes fatores:
a) Diminuição do fator água/cimento;
b) Melhor dispersão do concreto;
c) Aumento da densidade pela melhor plastificação.
4 - Aumento da rentabilidade operacional pela:
a) melhoria considerável da trabalhabilidade;
b) eliminação da segregação;
c) redução de até 15% da água de amassamento.
5 - DUROPLAST INC DE AR pode ser usado em conjunto com DUROPLAST RETARDADOR e ou PLASTIFICANTE BV.

DENSIDADE

1,030 kg/l

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Alquil-aril Sulfonato e lignosulfonato

APLICAÇÃO

DUROPLAST INCORPORADOR DE AR é usado para qualquer tipo de cimento Portland e agregados, POZOLANAS ou FLYASH.
É especialmente usado na construção de barragens concreto massa, de estradas, pistas de aeroportos, concretos aparente, soalhos pré-moldados, revestimentos de canais e túneis, obras portuárias e em meios agressivos.
A incorporação de ar no conreto faz com que as pequenas bolinhas colaborem para que o concreto não trinque em temperaturas baixas.

MODO DE USO

Usar betoneira. Adicionar juntamente com a água de amassamento 0,03 a 0,2% de DUROPLAST INCORPORADOR DE AR, em relação ao peso de cimento empregado.

ARMAZENAMENTO

Limitado acima de 0ºC.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast Líquido (A6)

DUROPLAST

É um plastificador densificador do concreto sintético de densidade 1,00 e de grande estabilidade química.
Atua na formação do gel do cimento aumentando-lhe sua hidratabilidade.
É isento de sulfatos e cloretos; inerte, não atacando as ferragens do concreto.

CARACTERÍSTICAS

1) Melhora notavelmente a trabalharidade do concreto, sendo mais sensível nos concretos ricos ou de baixo "espalhamento".
2) Aumenta a resistência e a impermeabilidade do concreto pelos seguintes fatores:

  • Permite a redução do fator água-cimento para a mesma trabalharidade. Redução da água de amassamento ate 10%.
  • Aumento da hidratabilidade do cimento, portanto melhor rendimento e dispersão.
  • Aumento da densidade do concreto acabado. DUROPLAT aumenta a fluidez do concreto tornando a compactação mais rápida e racional.

3) Torna a concretagem mais rápida (aumento da fluidez), mormente quando o concreto for bombeado, vibrado ou colocado numa armação de ferros com espaços reduzidos e de difícil enchimento.
4) A concretagem é mais compacta e de melhor aderência as ferragens.
5) Reduz a fissuração e a absorção.
6) Evita a segregação durante o transporte.
7) O concreto aparente apresenta uma estrutura uniforme, maior resistência à corrosão e ótima apresentação externa.
8) DUROPLAST não retarda a cura do cimento, pelo contrario, acelera-a ligeiramente pela maior eficiência na hidratação.

DENSIDADE

1,050 kg/l

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Tensoativos

APLICAÇÕES

DUROPLAST é usado para qualquer tipo de cimento Portland e agregados. DUROPLAST é indicado principalmente para concretos magros e concretos com um consumo até de 350kg cimento/m(cúbicos), concretos em obras de; edifícios, reservatórios de água, fundações, barragens, pistas, concreto aparente e pré moldados. Na fabricação de pré moldados, permite retirar os moldes num menor tempo de cura e reduz sensitivamente as perdas por quebras e fendimento.

MODO DE USAR E DOSAGEM

0,2% do peso de cimento ou seja 100cm³ de DUROPLAST para cada saco.

PARA MELHORAR A TRABALHARIDADE

Adicionar juntamente com a água de amassamento 100cm (cúbicos) de DUROPLAST ao concreto para cada saco de cimento de 50kg.

PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA

Adicionar juntamente com água de amassamento 100cm³ de DUROLPLAST para cada saco de cimento, ajustando-se a quantidade de água tal que a relação água/cimento fique reduzida de 8-10%.

PARA ECONOMIZAR CIMENTO

Pode-se reduzir de 8% o teor de cimento no concreto (sem perda de resistência em relação ao concreto normal), adicionando-se 100cm³ de DUROPLAST ao concreto para cada saco de 50kg de cimento, reduzindo-se a quantidade de água tal que a relação água/cimento não sofra alteração.

OBSERVAÇÕES

1) DUROPLAST deve ser sempre adicionado juntamente com água de amassamento. Não adicionar ao cimento. Reduzir de 8% a água para a mesma trabalharidade.
2) Para se obter as vantagens visadas observar:

  • A boa qualidade do cimento, agregado e água empregados.
  • Homogeneidade do concreto amassado.
  • Os materiais devem ser dosados em medidas padrao ou pesados.

3) Os concretos contendo DUROPLAST e de baixo teor de água parecem mais secos do que um concreto normal de mesma trabalharidade; porem são perfeitamente moldáveis.
4) A dosagem de DUROPLAST pode ser manual ou por meio de dosadores. Quando manual, para reduzir a margem de erros nas medidas volumétricas, DUROPLAST pode ser diluído com água. Contudo, estas diluições devem ser sempre incluídas no calculo do fator água-cimento.
5) Normalmente não usar mais que 110cm³ de DUROPLAST por saco de 50kg de cimento. A superdosagem ou excesso de água aliados a um amassamento vigoroso pode ocasionar a incorporação de ar no concreto.
6) A dosagem ótima de DUROPLAST pode ser inferior às indicadas, devendo ser determinada por ensaios prévios.

ARMAZENAMENTO

Ilimitado quando acima de 0ºC.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast 400 (A8)

DUROPLAST

É um liquido leitoso, platificador e densificador do concreto. Base sintético.
Aumenta a eficiência da gelificaçao do cimento, conferindo maior homogeneidade, densidade e coesão do concreto.
É isento de sulfatos e cloretos; quimicamente inerte, não agindo sobre ferragens ou bainhas. Não incorpora ar.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Tensoativos sintéticos, cor branco leitoso.

APLICAÇÕES

DUROPLAST 400 é especialmente indicado para concretos de alto consumo de cimento e em geral acima de 350kg/m³, de concreto.
DUROPLAST 400 é usado em concretos protendidos, concretos de alta resistência e concretos estruturas em geral.

DENSIDADE

1,060 kg/l

CARACTERÍSTICAS

1) Age como plastificante e redutor de água. Para a mesma trabalhabilidade permite uma redução de até 15% da água de amassamento e conseqüente aumento efetivo da resistência, densidade e impermeabilidade do concreto.
2) Melhora sensivelmente a trabalharidade e fluidez do concreto, facilitando seu transporte, concretagem e adensamento.
3) Reduz a segregação, fissuração e absorção.
4) DUROPLAST 400 não retarda a pega do cimento.
5) O uso de DUROPLAST 400 permite obter aos 7 dias resistências iguais ou superiores as normalmente obtidas aos 28 dias de cura; e aos 28 dias de cura resistências iguais ou superiores as normalmente obtidas aos 90 dias de cura.

MODO DE USO

Dosagem 0,2% de DUROPLAST 400 sobre o peso de cimento empregado, ou seja uma medida de 100 CC para cada saco de 50kg.
Adicionar o plastificante juntamente com a água de amassamento. Reduzir a relação água cimento de até 15%.
A dosagem indicada de DUROPLAST 400 poderá ser dobrada ou triplicada sem inconvenientes colaterais alguns obtendo-se porém, mais plasticidades.
Para concretos ricos a dosagem de 0,2% ou 0,4% de DUROPLAST 400 sobre o peso do cimento, sem redução do fator água/cimento, proporciona sempre plastificação e crescente e resistência finais superiores ao concreto normal.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast Retardador VZ (A9)

CARACTERÍSTICAS

1) Melhora consideravelmente a trabalhidade do concreto.
2) Retarda o início de pega em até 6 horas ou mais, proporcionando melhores condições técnicas de concretagem.

  • Possibilita a extensão do tempo de transporte ou vibração, com redução da segregação.
  • Permite interrupções nas concretagens sucessivas evitando juntas imperfeitas.
  • Reduz a temperatura máxima do concreto pela extensão do tempo de hidratação.
  • Em concretagens volumosas evita os danos promovidos da de formação ou deslocamento dos moldes ou escoramentos.

3) Aumenta a resistência e a impermeabilidade, permitindo uma redução de até 15% da água de amassamento.
4) Apesar de se obter um retardamento do inicio da pega do concreto o processo de endurecimento se processará normalmente e com aumento das resistências finais.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Lignosulfonatoe e gluconatos

APLICAÇÕES

DUROPLAST VZ é empregado em todo tipo de concretagem volumosa onde alta densidade, resistência e uniformidade estrutural são necessárias. Em pontes, barragens, concreto protendido, estrutura de edifícios etc. Pode ser usado em conjunto com DUROPLAST INC. de AR.

DOSAGENS

PLASTIFICANTE COM PEQUENO RETARDAMENTO.
Adicionar juntamente com a água de amassamento 0,2% do DUROPLAST VZ em relação ao peso do cimento empregado. Reduzir de 10% a água, para a mesma trabalhabilidade.

RETARDADOR E PLASTIFICADOR

Para retardamento além de 1 hora do inicio da pega normal, adicionar juntamente com água de amassamento 0,2% a 1,0% de DUROPLAST VZ em relação ao peso do cimento empregado, segundo o retardamento desejado. Para esta finalidade deve-se fazer ensaios prévios para se determinar o retardamento do inicio de pega uma vez que esta condicionado pela qualidade do cimento, traço do concreto, fator água/cimento e temperatura.
A temperatura acima de 30 ºC aumentar de 20% a dosagem indicada. Manter o concreto umedecido até seu endurecimento. DUROPLAST VZ tem ação plastificante aproximadamente constante para as várias dosagens.

ARMAZENAMENTO

Ilimitado, no coberto, acima de 0ºC.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Duroplast Super (A12)

CARACTERÍSTICAS

Liquidificante para concreto, isento de incorporação de ar, redutor da tensão superficial da água de mistura. Não tem influencia sobre o processo químico do cimento, evita a segregação e a exudão (bleedig).
Produz uma estrutura homogênea, reduz a retração do concreto, distribui uniformemente um filme colante por toda a mistura, reduzindo o atrito entre os agregados facilitando sobremaneira o lançamento de concretos adição do mesmo. SUPER-DUROPLAST é um aditivo que foi lançado com primazia para revolucionar o lançamento de concretos, aproveitando-se o efeito da gravidade. Os concretos fabricados com SUPER-DUROPLAST são lançados normalmente e se acomodam sem a necessidade de vibradores, facilitando sobremaneira o enfornamento do concreto, obtendo-se economia de tempo e de dinheiro, melhorando ao mesmo tempo a qualidade do concreto. O não uso de vibradores evita a exudação e segregação do concreto melhorando a resistência à abrasão e aos agentes atmosféricos.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Naftaleno sulfonato - marrom
Densidade 1,090 kg/l
Melanina - branco
Densidade 1,100 kg/l

APLICAÇÃO

Indicado para todos os concretos onde se deseja um rápido e fácil lançamento e alta produção, como para bombamentos, paredes finas e delgadas, ou complicadas, com muita ferragem, pisos e outra mais.
O tempo de transporte da betoneira ao lançamento deve ser mantido curto a fim de evitar perda de fluidez, aproximadamente 30 minutos.

MODO DE USAR E DOSAGENS

1 a 2% por peso de cimento.
A adição deverá ser de preferência à água de amassamento.
O fator água/cimento poderá ser reduzido para valores bem baixos, até 0,25, não produzindo efeitos semelhantes como retardamento, aceleração ou baixa de resistência, pelo contrario, há aumentos de resistências finais devido ao abaixamento do fator água/cimento.
A cura dos concretos muitos ricos em cimento e ou com fator água/cimento baixos requerem uma cura muito bem cuidada com molhamentos constante, sombreamento ou aplicação do protetor de cura PROTESOL.

EMBALAGENS

Lata - 5kg
Balde - 20kg
Tambor - 200kg

Expandur (A15)

CARACTERÍSTICAS

Pó impalpável de cor cinza, fluidante para injeções de cimento em bainha dos cabos de protenção e argamassas de ancoragem de máquinas, onde se deseja alta densidade e retração compesada.
Reduz consideravelmente a água de amassamento, para igual fluidez, dado as suas ótimas qualidades plastificantes. Dado a sua composição, é de notar-se também, o retardamento inicial de pega. Isto vem facilitar e superar as conseqüências que provirão, caso seja necessário a interrupção do trabalho, facilitando assim a reinjeção.
Em virtude de suas qualidades de expansão limitada, plastificante e fluidificantes, a pasta de cimento preenche efizcamente todos os vazios, evitando ainda a segregação de água, a exudação e floculação.
O EXPANDUR protege consideravelmente a bainha e cabos de proteção contra a corrosão.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Agentes expansivos metálicos e plastificantes em pó e retardador.

APLICAÇÃO

Como aditivo nas pastas para injeções das bainhas dos protendidos, ou em concretos sem retração para a ancoragem de máquinas, e em argamassas de alto teor de cimento para injeção para injeção ou consolidação de fissuras ou juntas.

  • Argamassa tipo grouting
  • Enchimentos em geral e preenchimento de vazios
  • Encunhamento em geral

MODO DE USO

O EXPANDUR deve ser adicionado de preferências na mistura e cimento/água ou cimento/água/areia e seu tempo de agitação não deve exceder a 4 minutos, quando após se inicia a injeção ou aplicação da argamassa.
O EXPANDUR se compatibiliza muito bem como qualquer tipo de cimento Portland comum. A mistura de EXPANDUR deve permanecer em agitação lenta até o final do bombeamento.

DOSAGEM

O EXPANDUR pode ser usado nas proporções de 0,5% a 2,0% no máximo do peso do cimento.
Com a adição de 0,5 a 1,0% do peso do cimento de EXPANDUR, obtem-se argamassas de concreto isentas de retração.
Traços Usuais:
1:2 (cimento : areia) + expandur - chumbamento alta resistência
1:3 (cimento : areia) + expandur - chumbamento resitência média
1:4 (cimento : areia) + expandur - encunhamento de paredes, preenchimento de vãos
somente cimento + expandur - injeção de bainhas

EMBALAGENS

Sacos de 20kg e 40kg

Gunitex (A14)

GUNITEX PÓ

CARACTERÍSTICAS

É um aditivo em pó composto de diversos aceleradores de pega cientificamente dosados, a fim de dar o melhor rendimento nas diversas marcas de cimento. Em contato com a água de hidratação do cimento os aceleradores de GUNITEX dissolvem-se imediatamente e começam a agir sobre o gel de cimento, acelerando-se o início de pega para a menos de 1 minuto, conforme a dosagem e o fim de pega ao redor de 2 a 3 minutos.
O tempo de início de pega será tanto mais acelerando quanto:

  • Maior a dosagem de GUNITEX.
  • Menor o fator água/cimento.
  • Mais quente for o dia e a água de amassamento e os agregados.
  • Mais fresco e melhor for o cimento.
  • Melhor for a mistura do aditivo, cimento agregado e água.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Silicatos, aluminatos

APLICAÇÕES

GUNITEX é um produto altamente concretado, usado em concretagem de túneis, em projeições verticais abóbadas, taludes e recomposição de concretos danificados por fogo, água, etc.

PRECAUÇÕES

Os operadores em contato com o pó GUNITEX devem usar equipamentos de segurança para evitar irritações de pele, que protejam a cabeça, pescoço e pele exposta, tais como capacete, máscara protetora para pó, óculos, luvas e botas.

DOSAGEM

Dosagem Início de Pega Fim de Pega
3 - 4% 2 - 3 min 6 - 9 min
5 - 7% 1 - 2 min 2 - 3 min

GUNITEX LÍQUIDO

CARACTERÍSTICAS

Aditivo acelerador para gunitagem, formando nas versões silicato, dosagem 7% a 10%, e com aluminato, dosagem 3% a 6%, sobre o peso do cimento. Recomenda-se fazer ensaio prévio de adaptabilidade para cada condição de trabalho e cimento empregado.

MODO DE USO

  • Pode ser dosado e alimentado automaticamente nas máquinas assim construídas.
  • Misturado a seco com o cimento e agregado, sendo a água adicionada no bico de projeção.

DOSAGEM

As dosagens podem variar para mais ou menos de acordo com a condição da obra.

Dosagem Início de Pega Fim de Pega
3 - 4% 2 - 3 min 6 - 9 min
5 - 7% 1 - 2 min 2 - 3 min
Misturar A seco

ARMAZENAMENTO

Deverá ser armazenado em local evitando-se a umidade que poderá formar pelotas, dificultando a dosagem ao mesmo, embora não haja danificação do produto em si.

EMBALAGENS

Sacos com 20kg e 40kg

Pomix Rápido (A23)

CARACTERÍSTICAS

Pomix é um tratamento especial composto por 3 produtos a serem usados para tratamento de infiltrações de pressão negativa, impermeabilização estrutural por cristalização para áreas sujeitas à pressão negativa provenientes de lençois freáticos, em piscinas, poços de elevadores, galerias, túneis etc.
Pómix Rapidissimo é composto de cimentos especiais com ultra-aceleramento com pega rapidissima em 7 segundos e fim de pega de endurecimento em minutos. Permite estanquear infiltrações, olhos d'gua, furos de dreno, rompimento de trincas etc.
Após aplicação usar Pómix Rapidissimo , composto por cimento especial, pega rápida, permite fazer a completação do trabalho de revestimento por igual na superficie a ser trabalhada.
Selador líquido base de cristalizante, ajuda a selar e fixar.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Pomix Rápido: Base cimentícia, minerais e aditivos com pega rápida.
Pomix Rapidíssimo: Cristalizante ultra rápido, isento de cloretos.
Selador Líquido: Selador mineral à base de silicatos.

MODO DE USO

Limpar bem as áreas a serem trabalhadas, apiacar, escovar, lavar a poeira, graxa, desmoldante ou resíduos. Abrir os buracos em forma de cone, para dentro e/ou paralelo (não abrir em forma de funil, de fora para dentro). Ao redor de canos e tubos escarilhar bem. Áreas com armaduras comprometidas deverão ser primeiramente recuperadas.

  • Estancar a tamponar o vazamento aplicando Pómix Rapidissimo seco com a mão sobre a área de infiltração, segurar comprimindo por até 1 minuto até enrijecer e a água estancar. Aplica-lo sobre toda a área pré-tratada.
  • Misturar em um recipiente Pómix Rápido com água na proporção 2:1 (pó : água), calda grossa. Aplicar uma demão da pré mistura com trincha sobre a superficie. Sobre a camada úmida de Pómix Rápidp esfregar Pómix Rapidissimo a seco, esfregando com pressão até que se forme uma camada fina e uniforme.
  • Caso tenha alguma persistencia de infiltração, aplicar Pómix Rápidissimo por cima esfregando com a palma da mão até que estanque. Deve-se sempre usar luvas.
  • Aplicar uma demão de Selador sobre a superfície. Se necessário aplicar o selador em superfícies com trincas podendo se intercalar com Pómix Rápido até formar camadas impermeabilizantes contra infiltrações negativas. Posteriormente aplicar duas demãos de CRYSTALCIMENT ou camadas de argamassas regulatorizadora.

Dependendo do problema não há necessidade de ser aplicado todo o sistema, porém somente o produto mais indicado.

Infiltrações com vazamento grande - Pómix Rapidissimo

Infiltrações com vazamento pequeno - Pómix Rápido

Todos os tipos de vazamentos acima descritos poder ser resolvidos também com nossos produtos Durolit Rápido e Durolit Rapidissimo com cimento comum CP 32 ou cimento ARI. vide descrição no manual técnico.

DOSAGEM

Pómix Rapidissimo - 1,6 kg/m²
Pómix Rápido - 1,0 kg/m²
Selador - 0,6 kg/m²
Tamponamento - 1,5 kg/litro volume (inicialmente)

EMBALAGENS

POMIX RÁPIDO POMIX RAPIDÍSSIMO SELADOR
Saco com 5 kg Saco com 5 kg Galão 1 litro
Saco com 20 kg Saco com 20 kg Galão 5 litros
Galão 20 litros

ESTOCAGEM

Armazenar em local fresco e bem ventilado, longe de fontes de calor e de umidade.
Armazenar nas embalagens originais e intactas.