ADITIVOS (A)

Aceleradores
Plastificantes
Incorporadores de Ar
Impermeabilizante/Acelerador de pega
Expansores
Argamassas e Cimentos Especiais

REVESTIMENTOS (B)

Tintas
Vernizes
Primer
Epoxy Impermeabilizante
Esmaltes
Elastômero para Impermeabilização
Emulsão Asfáltica
Hidrofugantes

TRATAMENTOS (C)

Desmoldantes para Formas
Endurecedores para Concretos
Agentes de Cura
Removedores
Passivadores

CALAFETADORES (D)

Massa Plástica
Elastômeros
Mastiques

ADESIVOS (E)

Epoxy
Poliéster
PVA
Acrílico
Asfalto
Estireno Butadieno/Acrílico
Agregados
Produtos para Injeções

PISOS (F)

Primer
Poliuterano
Cimentos Especiais
Agregados
Emulsão Asfáltica / Resina Acrílica

IMUNIZANTES (G)

Fungicidas

DIVERSOS (H)

Isolante Térmico
Cimentos Refratários
Fungenband - Veda Juntas

DURCIMENT (H2)

CARACTERÍSTICAS

O cimento DURCIMENT difere do cimento Portland comum por ser obtido pela fundição de calcareo e bauxita moída misturadas, em fornos de alta temperatura, após o que é enfornado liquido em formas de ferro, resfriado, britado e moído.
Suas propriedades principais são: na pega e no endurecimento o cimento refratário não se desprende cal livre, porquanto o cimento Portland despreende aproximadamente 20%. A predominancia do Aluminato no cimento DURCIMENT lhe confere as seguintes propriedades: resistência ao calor dos concretos ou argamassas prontas até 1200ºC, alta resistência a abrasão e corrosao, endurecimento normal em temperaturas baixas, embora não seja um cimento antiácido, resiste relativamente bem a ácidos que para o cimento Portland seriam bastante prejudiciais. O cimento DURCIMENT não é cimento de pega rápida, o que permite trabalhar com ele facilmente, no entanto a cura é rápida, de moco que em 24 horas podem ser obtidas resistência superiores a 450 kg/cm².

APLICAÇÕES

O cimento DURCIMENT é usado principalmente para concretos refratários nos altos fornos em geral, fornos industriais, lareiras e em substituição ao cimento Portland comum, sempre quando se deseja uma rápida cura e altas resistências iniciais e finais, tanto em concretos armados ou não.
Como em pisos que poderão ser usados após 6 horas, chumbamentos, consertos em fundações e nas mais variadas e imprevisíveis circusntancias, como no caso de um reparo em uma cabeça de protenção, que após 24horas poderá ser protendido, o que no caso de se usar um cimento Portland teria-se que esperar no mínimo 7 dias.
Concretagem junto ao mar aproveitando-se a maré baixa.
Fabricação de pré moldados para uso imediato.
Rejuntamento e assentamento de tijolos refratários.
Chumbamento e fundações para maquinas pesadas que poderão entrar em funcionamento após 24horas.

MODO DE USO

O cimento DURCIMENT é sempre usado com mistura de agregados: areia, brita e água limpa, de preferência potável, a fim de evitar qualquer contaminação.
As ferramentas ou betoneiras a serem usadas devem ser limpas, pois o contato com cimento Portland comum ou cal, faz acelerar o inicio de pega do mesmo. O fator água-cimento deve ser sempre inferior a 0,5.
Em obras de concreto armado usa-se normalmente para um concreto facilmente trabalhável entre 450 a 500 kg/m² de cimento.
Em concreto menos plástico e com agregados ate 50mm, o consumo de cimento poderá ser de 380 a 400 kg/m³.

OBSERVAÇÃO

  • O DURCIMENT despreende calor de hidratação nas primeiras horas rapidamente, de modo que os concretos ou argamassas deverão ser umedecidos durante as primeiras 24 horas constantemente.
  • Concretos de DURCIMENT não podem ser curados a vapor.
  • Deve-se evitar que as formas, tijolos, etc. que entram no concreto com argamassa absorva a água da mesma, devera ultrapassar 40cm, a menos que se prevê um resfriamento interno com canos de água da mesma, deve-se portanto molha-las ou aplicar um desforme tipo REPELMOLD.
  • O volume de concretagem não devera ultrapassar 40cm, a menos que se prevê um resfriamento interno com canos de água ou resfriamento da água de amassamento.
  • Não usar agregados aquecidos pelo sol.
  • As formas não suportantes poderão ser retiradas após 3 horas, para facilitar a cura com molhamento constante. Após 18 horas pode-se retirar todas as formas

CONCRETOS REFRATARIOS

Usar os seguintes agregados em concretos refratários resistentes:

Ate 500ºC Agregados comuns, refratários resistentes
500 ate 800ºC Basalto ou trapp.
800 ate 1050ºC Pozolana ou pedra pomes.
1050ºC ate 1250ºC Shamott 40 a 42% a1O
Acima de 1250ºC Usar carborundun, corundo, mulita ou silimanita

Em concretos refratários os agregados não devem ser superiores a 20mm, como também não devem ser superiores a 1/4 a 1/5 da espessura a ser concretada.
Os pisos de concreto de DURCIMENT tem as seguintes propriedades: alta resistências e compressão, grande resistência a corrosão, alta resistência a abrasão e as melhores resistências a altas temperaturas.
As argamassas de DURCIMENT resistem bem a cloretos, sulfatos, água do mar, óleos vegetais, cervejas, água de esgoto, acido láctico, açúcar, sucos ácidos, sendo o seu uso portanto recomendado para pisos de industrias de leite e queijo, óleos vegetais, usinas de açúcar etc.

CIMENTO DE PEGA RÁPIDA

A mistura de DURCIMENT com cimento Portland proporcionais argamassas de pega muito rápida.
Deve-se misturar o DURCIMENT com cimento Portland a seco.
As proporções poderão variar de: 10 a 20% de DURCIMENT adicionado ao cimento Portland ou 1 a 2 partes de DURCIMENT para 5 de cimento Portland.
As misturas de cimento refratário com Portland não devem ser usadas em concretos armados.

EMBALAGEM

Sacos de 25 kg e 50 kg