ADITIVOS (A)

Aceleradores
Plastificantes
Incorporadores de Ar
Impermeabilizante/Acelerador de pega
Expansores
Argamassas e Cimentos Especiais

REVESTIMENTOS (B)

Tintas
Vernizes
Primer
Epoxy Impermeabilizante
Esmaltes
Elastômero para Impermeabilização
Emulsão Asfáltica
Hidrofugantes

TRATAMENTOS (C)

Desmoldantes para Formas
Endurecedores para Concretos
Agentes de Cura
Removedores
Passivadores

CALAFETADORES (D)

Massa Plástica
Elastômeros
Mastiques

ADESIVOS (E)

Epoxy
Poliéster
PVA
Acrílico
Asfalto
Estireno Butadieno/Acrílico
Agregados
Produtos para Injeções

PISOS (F)

Primer
Poliuterano
Cimentos Especiais
Agregados
Emulsão Asfáltica / Resina Acrílica

IMUNIZANTES (G)

Fungicidas

DIVERSOS (H)

Isolante Térmico
Cimentos Refratários
Fungenband - Veda Juntas

DUROPOXY ESMALTE (B5)

CARACTERÍSTICAS

Esmaltes a base de resinas Epoxy, especialmente indicados para pinturas sobre concreto e metais em geral. Formulados a base de 2 componentes, sendo o componente A, resina e o componente B, o catalisador ou endurecedor.
As películas de DUROPOXY ESMALTE são extremamente resistentes a impactos, abrasão e aos agentes químicos em geral, bem como temperaturas de até 120ºC. São facilmente lavados e de excelente aspecto, sendo apresentado em todas as cores (ver tabela).

APLICAÇÕES

Em caixas de água potável, pias, tanques para alimentos, etc., não transmitindo cheiro nem gosto. A sua aplicação é indicada para banheiros, cozinhas, espelhos de água, barras lisas (em pisos usar DUROPOXY PISO) tanques, piscinas, instalações frigoríficas, laboratórios, instalações de tratamento de água, etc.

MODO DE USO

1) SOBRE CONCRETO OU ARGAMASSA
A mesma deverá ser lixada, devendo estar isenta de poeira, seca, não podendo ser cimento queimado e sim somente argamassa forte de 2:1 ou 3:1, sendo que as mesmas deverão estar curadas. Pequenas cavidades, irregulares, etc. deverão ser preenchidas com massa DUROPOXY MR.
Como primer usar somente resinas ou primer a base de EPOXY, podendo se usado o próprio esmalte diluido com 20% de solvente especial ou usar massa corrida de EPOXY (em caso de piscinas, caixas de água, etc. para impermeabilizar, primeiro aplicar 2 demãos de DUROPOXY AU REVESTIMENTO, resina sem solvente e cargas).

2) SOBRE METAIS
Fazer uma limpeza de preferencia jato de areia ou lixamento mecânico e aplicar DUROPOXY CROMATO DE ZINCO em uma ou duas demãos.

DOSAGEM

O conteúdo do catalisador componentes B deverá ser adicionado ao componente A.
Misturar muito bem, deixar descansar por aproxiamdamente 5 - 15 minutos, remisturar antes de aplicar. Usar trincha.
A aplicação em si deverá ser feita obedecendo-se o seguinte intervalo:
- cada demão deverá ser dada entre 6 a 12 horas, podendo ser dado um lixamento leve intermediário, ou:
- caso as demãos sequem por mais de 24 horas, é necessário fazer-se um bom lixamento antes de aplicar a demão seguinte.
DUROPOXY ESMALTE pode ser diluído com solvente especial DUROPOXY SOLVENTE de 15 a 40%, caso aplicado à pistola.

RENDIMENTO

20 a 30 m² por galão/demão

RECOMENDAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DE PINTURAS EPOXY

Os revestimentos a base de EPOXY por serem extremamente resistentes, tem a tendência de se destacarem da base onde são aplicados, razão pela qual os mesmos devem ser aplicados sobre a superfície com alta resistência mecânica. Em geral recomenda-se um revestimento de argamassas de cimento e areia de 1:2 ou 1:3. As argamassas de cimento a serem revestidas não devem conter cal, pelo fato de as resinas de EPOXY saponificarem com a mesma.
Os catalisadores dos esmaltes de EPOXY são basicamente dois tipos, os poliamidicos e os amínicos. Os catalizadores poliamidícos são compatíveis com a alcalinidade do cimento e tem boa aderência sobre a argamassa de cimento/areia e não tem a tendência de soltarem. Os esmaltes de EPOXY comuns, recomendados para ferro e madeira, a base de catalisadores amínicios que são mais baratos, não devem ser usados sobre superfícies de cimento e areia, por terem a tendencia de saponificarem com a cal contida no cimento.
As argamassas a receberem a pintura de EPOXY devem ter pelo menos 15 dias de cura e devem estar absolutamente secas.,
Os tipos de acabamentos de pinturas EPOXY são basicamente:

  • Sobre a superfície de argamassa de cimento e areia ou concreto, faz-se o acabamento final com areia fina e peneirada e cimento no traço 1:3, tipo acamurçado, aplicando-se esmalte diretamente.
  • Sobre a superfície descrita acima, aplica-se uma massa de EPOXY (tipo massa corrida) em 1,2 ou 3 demãos, com lixamentos intermediários, em seguida aplica-se pintura de EPOXY, em 2 ou 3 demãos.

EMBALAGENS

Conjunto com 3,6 litros - produto bicomponente.

DURETANO ESMALTE CONCRECOLOR (B10)

CARACTERÍSTICAS

Esmalte de poliuterano dois componentes para pintura de concreto, argamassa de revestimento, ferros e metais em geral, tipos internos e externos. Apresentado em diversas cores, (ver cartela). Especialmente indicado para piscinas e banheiros (substitui o azulejo e o piso de cerâmica), concreto exposto ao sol, pisos e barras lisas.
As pinturas efetuadas com os produtos dessa linha não tendem a amarelar, mesmo quando na cor branca. Apresentado em diversas cores.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Resina base poliuretano em solvente orgânico

APLICAÇÕES TÍPICAS

Pinturas externas sujeitas a agressão química de moderada a intensa. Pintura de telhados com o intuito de refletir o calor. Pintura de pisos industriais e comerciais interno ou externo.

MODO DE USO

Proporção de mistura tinta/catalisador 5 a 1 por volume (vide embalagem)
Vida útil da mistura mínimo: 5h
Número de demãos indicado mínimo: 2 (duas)
Intervalo entre demãos mínimo: 6h, máximo: 48h
Espessura Típica por demão camada úmida 68 micros (sem diluição) camada seca 35 micros
Rendimento para a espessura acima (m²/galão) 25
Diluente indicado SOLVENTE DURETANO
Diluição sugerida Trincha - 20%
Pistola de ar - 30%
Pistola airless
Rolo - 20%
Imersão - 60%
Secagem Pó máx. 1h30
Toque Máx: 3h
Final: 7 dias

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Ensaio Valores Métodos
Masa específica (g/cm²) 0,98 ± 0,03 ASTM D 1475
Viscosidade Ford 4 (seg) 14 - 20 ASTM D 1200
Sólidos por volume (%) 36 ± 2 ASTM D 2697
Brilho (60° UB) Min. 90 ASTMN D 523
Natureza do veículo Poliuretano alifático
Natureza dos voláteis Ésteres e aromáticos
Acabamento disponível brilhante

RENDIMENTO

25 m²/galão/demão

EMBALAGEM

Conjunto com 3,6 litros
Conjunto com 18 litros

DURETANO CROMATO DE ZINCO (B11)

Fundo especial, bicomponente, primer para ferro ou ferro zincado, para posterior pintura com DURETANO CONCRECOLOR esmalte.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Resina base poliuretânica e cromato de zinco, na cor cinza.

EMBALAGEM

Galão - 3,6 litros
Lata - 18 litros

BUNADUR (B14)

CARACTERÍSTICAS

Os esmaltes a base de borracha clorada se caracteriza por sua alta qualidade quanto ao acabamento, de excelente aspecto decorativo, uma alta resistência como revestimento anti-corrosivo, impermeável e elástico. As películas de BUNADUR resistem bem a água, água salgada, poluição, a luz, intempéries, álcalis em gerais, ácidos minerais, bem como a óleos minerais, gasolina, querosene, solvente alifático, cloro e gases industriais. As pinturas de BUNADUR não estão sujeitas a formação de fungos ou bactérias.

APLICAÇÕES

Recomendado para pinturas e impermeabilizações de caixas de água e piscinas recomendadas também para revestimentos industriais, pinturas em industrias alimentícias e de bebidas, estruturas metálicas em geral, uso interno e externo, industriais, navais e silos metálicos. Em residências é usado nos banheiros, cozinhas e corredores.

Tem excelente aderência sobre os mais diversos substratos, devendo-se tomar o cuidado de usar o fundo ou primer adequado (para ferros usar BUNADUR CROMATO ZINCO e para concretos e madeiras usar BUNADUR PRIMER).

MODO DE USO

As superfícies a serem pintadas devem estar livres de poeiras e materiais gordurosos em geral, recomenda-se um lixamento prévio ou jato de areia, tanto sobre o ferro como em concretos muito liso, piscinas ou caixas da água, sendo que nas mesmas recomenda-se fazer primeiro uma impermeabilização com argamassas de cimento e areia 1:2, com adição de impermeabilidade DUROLIT e acabamento desempenado acamurçado. Aplicação poderá ser feita com rolo, trincha ou pistola, neste caso diluir o esmalte com ± 20% de solvente BUNADUR. Na aplicação manual recomenda-se não repassar o rolo por muitas vezes no mesmo lugar. Solvente indicado BUNADUR SOLVENTE ou THINNER.

RENDIMENTO

20 a 25m² por galão de 3,6 litros

EMBALAGEM

Galão - 3,6 litros