ADITIVOS (A)

Aceleradores
Plastificantes
Incorporadores de Ar
Impermeabilizante/Acelerador de pega
Expansores
Argamassas e Cimentos Especiais

REVESTIMENTOS (B)

Tintas
Vernizes
Primer
Epoxy Impermeabilizante
Esmaltes
Elastômero para Impermeabilização
Emulsão Asfáltica
Hidrofugantes

TRATAMENTOS (C)

Desmoldantes para Formas
Endurecedores para Concretos
Agentes de Cura
Removedores
Passivadores

CALAFETADORES (D)

Massa Plástica
Elastômeros
Mastiques

ADESIVOS (E)

Epoxy
Poliéster
PVA
Acrílico
Asfalto
Estireno Butadieno/Acrílico
Agregados
Produtos para Injeções

PISOS (F)

Primer
Poliuterano
Cimentos Especiais
Agregados
Emulsão Asfáltica / Resina Acrílica

IMUNIZANTES (G)

Fungicidas

DIVERSOS (H)

Isolante Térmico
Cimentos Refratários
Fungenband - Veda Juntas

DUROPOXY AU 10-20-30-50-100 (E2)

CARACTERÍSTICAS

DUROPOXY AU é uma linha de adesivos à base epoxidica, de cor amarelada, translúcido, indicado para a colagem de concreto antigo com novo, injecao em trincas de concreto e colagem dos mais variados elementos de construção, entre e dentre si, a saber: concreto, cerâmica, azulejo, vidro, ferro e madeira.
Apresentado em 5 viscosidades, sendo a normal o tipo AU 100, os tipos AU-50, AU-30, AU-20, AU10 são menos viscosos, apresentando maior fluidez.

VISCOSIDADE FLUIDEZ CPS 25ºC COP FORD Nº4
AU-100 Baixa (mais viscoso) 11000 – 14000 -----
AU-50 Baixa média 700 – 1200 320”
AU-30 Média 660-1030 180”
AU-20 Média alta 300-400 120”
AU-10 Alta 200-300 60”

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Resina epoxídica - componente A
Poliamida - componente B

PROPRIEDADES

As propriedades da linha AU são iguais do DUROPOXY MR, tendo mais as seguintes vantagens: por tratarem-se de adesivos mais fluidos tem maior rendimento por m²; prestam-se especialmente para a injeção em trincas e são mais fáceis de serem aplicados por serem líquidos, permitindo sua aplicação com trincha.

ENDURECIMENTO

A vida útil do adesivo já preparado está limitado pelo início de reação. Pot life da mistura aproximadamente de 01 hora (tempo em aberto).
Temperaturas ambientes compatíveis com sua aplicação, devendo ser evitado sua aplicação em temperaturas abaxio de 10ºC. O início de pega ocorrerá no intervalo entre 00:30 - 01:30 horas. O endurecimento completo entre 10 a 15 horas, e a resistência química e mecânica integral após uma semana de aplicação.
Um aquecimento até 80ºC acelera sensivelmente o endurecimento, devendo-se, no entanto contar com uma pequena retração da solda após o esfriamento.
A linha DUROPOXY pode ser fornecida com cura acelerada, nete caso, o endurecimento se dá em 2 a 3 horas. O tempo de trabalhabilidade diminui para 0,30 horas.

USOS

Além das propriedades aplicações e modo de uso descritas em DUROPOXY MR, a linha AU é especialmente recomendada para: colagem e injeção com as maiores resistências mecânicas possíveis com resistências a compressão acima de 1000 kgf/cm² tração acima de 300 kgf/cm².
DUROPOXY AU-10 e AU-20: viscosidade baixa, são os mais fluidos dos nossos adesivos, usados principalmente em injeções de trincas e fissuras, inclusive com abertura inferior a 0,2mm.
DUROPOXY AU-50: viscosidade media, é usada em injeções de trincas com aberturas acima de 0,2mm e em colagens em geral.
DUROPOXY AU-100: viscosidade alta, é usado em injeções de trincas e aberturas maiores, e em colagens em geral.
Outros usos para DUROPOXY AU-30, 50, 100:

  • Ao mesmo pode-se misturar areia seca com granulometria de preferência fina a fim de se obter massa de EPOXY para uso idênticos ao MR. Traço até 1:3.
  • Podem ser usados como pintura de revestimentos em vertedouros, impermeabilizáveis com alta resistência mecânica, caixas de água, pisos, etc.
  • Colagem de trincas e fissuras estruturais (fissuras que não trabalham): a solda é de alta resistência mecânica sem retração, restabelecendo as estruturas monolíticas do corpo.

 

MODO DE USO

Abrir tanto as fissuras horizontais como as verticais em forma de I I, removendo-se todo o material solto com ar comprimido seco e livre de óleo.

FISSURAS HORIZONTAIS
Introduzir continuamente DUROPOXY AU até o seu completo enchimento. Deve-se observar que a vida do adesivo preparado é limitada, preparando-se por conseguinte pequenas porções de cada vez.
No caso seguinte fissuras serem transpassantes ou muito profundas fazem-sefuros de 10 a 16mm de diâmetro ao longo desta em intervalos de 20 a 30cm seguida de uma perfeita limpeza de ar comprimido.
Aplica-se o adesivo até o completo enchimento. O seu endurecimento se completará em 24 horas.

FISSURAS VERTICAIS
Furar ao longo da fissura, com intervalos de 30 a 80cm, orifícios de aproximadamente 1,6mm (3/8") de diâmetro de 50mm de profundidade fixando-se neles tubos de plástico ou cobre e vedando-se a parte escarvada com DUROPOXY MR. Depois de seu endurecimento (aprox. 12 horas) procede-se a injeção, tomando-se como ponto de partida o ponto mais baixo da fissura passando-se após seu enchimento sucessivamente aos seguintes.
O adesivo penetra lentamente nos capilares mais finos tornando-se necessário sucessivas interrupções para evitar sobrepressao no injetor.
Quando as fissuras são transpassantes torna-se necessários a aplicação de pontos de injeção de ambos os lados segundo a técnica descrita.
O término do processo de injeção se verificara com aumento de pressão e a saída do adesivo nos pontos de aplicação do lado oposto. O seu endurecimento se completara em 24 horas.

OBSERVAÇÕES

DUROPOXY AU molha e penetra em zonas porosas e microfissuradas permitindo a solda de fissuras de 0,2mm de largura e 1000mm de profundidade.
No entento, é necessário fazer os furos de tal disposição, diâmetro e profundidade para que estes acompanham a fissura, não atinjam a armadura do concreto e fique garantida uma perfeita intercomunicação entre eles. Este ultimo detalhe pode ser testado com ar comprimido. O injetor ou bomba de pressão equipada com uma válvula de retenção facilita a aplicação do adesivo.
Nos serviços de colagens de concreto antigo com novo é importante que o concreto fresco seja aplicado antes do adesivo endurecer.Enquanto o mesmo estiver pegajoso, pode-se laçar o concreto.Porém, caso ele tenha secado devido a demora de lançamento do concreto, basta aplicar-se nova camada sobre a já anteriormente aplicada e em seguida proceder-se ao lançamento do concreto fresco.

EMBALAGENS

Jogo de 2 latas, total de 1 kg

DUROPOXY MR (E1)

Duropoxy MR

DUROPOXY MR é um adesivo de dois componentes de cor cinza concreto, tipo pastoso, contem quartzo modo, sendo indicado para juntas de colagem de concreto novo com antigo, consertos de concreto, colagem em geral de concreto, pré moldados, fibro cimento, metais, pedra, cerâmica, vidros e outros materiais de construção, entre e dentre si.
Os adesivos MR também são fornecidos na versão MRF ou seja, tipo mais fluido, indicado para maior rendimento e mais fácil enchimento em perfurações para chumbadores, espatulações ou desempenamento para preenchimento de porosidade no concreto, como base para pintura ou impermeabilização a base de epoxi e no tipo DUROPOXY MRE, ou seja, colar peças, calços, gabaritos fixadores de janelas, buchas, etc. Também tempos o tipo DUROPOXY massa (em barras), em caixinhas com 100 ou 200 gramas, com duas barras semiduras, as quais são misturadas com as mãos, amassando-se duas partes iguais da mesma, para consertos caseiros e industriais, os mais variados, fixação de peças, recomposição, etc.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Resina epoxidica - Componente A
Poliamina amida - Componente B

PROPRIEDADES

A junta de DUROPOXY MR endurece, livre de tensão e retração, numa solda tenás de alta resistência mecânica (superiores a do concreto) e estabilidade térmica. Apresenta ótima resistência química a água, soluções salinas, alcalinas, solventes, óleos minerais e vegetais e as soluções ácidas de concentração media.
Aplicação de DUROPOXY MR nas colagens, dada a sua grande adesividade e resistência, garante monoliticidade da estrutura.

APLICAÇÕES

Ponte de ligação concreto antigo com novo. Consertos de concreto e calafetação superficial de trincas, juntas ou cavidades no concreto, inclusive como massa para calafetar defeitos antes de pintura posterior a base de EPOXY, usado principalmente em caixas de água, peças pré moldados tipo vigas-calhas para telhados, concretos estruturais, vertedouros e túneis em barragens ou estações de tratamento de água.

MODO DE USO

PREPARO DAS SUPERFÍCIES
As superfícies devem estar rigorosamente livres de poeira, óxidos, partes soltas, graxas, óleos asfaltos e ceras. Preferencialmente a limpeza deve ser mecânica por meio de jato de areia ou granalha de aço, lixadeira, escova de aço, jato d‘água de alta pressão e ar comprimido.
O desengordurador prévio poderá ser feito com solventes ou detergentes, água e escovamento.

PREPARO DO ADESIVO DUROPOXY MR - MRF - MRE
DUROPOXY MR é fornecido em duas embalagens de resinas A e catalizadores B. O adesivo é preparado pela mistura intensiva (pelo menos 3 minutos) e homogeneização completa da resina e catalizador nas proporções indicadas, nos rótulos das embalagens.
Proporções básicas:
Resina A - 600 gr
Catalizador - 400 gr

Só preparar porções que podem ser aplicadas no intervalo Maximo de 00:30, 01:30 horas.
A vida útil (pot life) da mistura depende da temperatura ambiente e da quantidade preparada.
A elevação da temperatura acelera a cura. Uma camada fina de adesivo endurece mais lentamente, pela perda de calor de reação, do que a quantidade total preparada do mesmo.
Recomenda-se o preparo da mistura somente após o preparo preliminar das superfícies a serem coladas.
Não se deve usar solventes no adesivo pois estes diminuem sua resistência.

APLICAÇÕES
Em regra, as superfícies devem ser “vivas” e de certa aspereza, e quanto mais lisas se apresentarem quanto mais fina deverá ser camada do adesivo.
A aplicação devera ser feita por meio de pincel, trincha, espátula, de uma camada fina e uniforme sobre ambas as superfícies preparadas.
As peças rejuntadas com leve pressão para a expulsão do ar e protegidas de descolamentos ou vibrações ate o completo endurecimento.
No caso de trincas ou injetores pneumáticos.
Uma vez atingido o inicio de pega (reação) deve-se rejeitar as sobras do adesivo preparado.
Depois do uso limpar imediatamente as ferramentas e equipamentos com solventes xilol. Álcool ou água e sabão sob pena de inutilização definitiva.

ENDURECIMENTO
A vida útil do adesivo já preparado esta pelo inicio de reação. Pot life da mistura aproximadamente de 1 hora (tempo em aberto).
Temperaturas ambientes são compatíveis com sua aplicação, devendo ser evitado sua aplicação em temperaturas abaixo de 10ºC. O inicio de pega ocorrerá no intervalo entre 00:30 – 01:30 horas. O endurecimento completo entre 10 a 15 horas, e a resistência química e mecânica integral após uma semana de aplicação.
Um aquecimento até 80ºC acelera sensivelmente o endurecimento, devendo-se no entanto contar com uma pequena retração da solda após o esfriamento.
A linha DUROPOXY pode ser fornecida com cura acelerada, nete, caso, o endurecimento se dá em 2 a 3 horas. O tempo de trabalhabilidade diminui 0,3 horas.

JUNTAS DE CONCRETAGEM (concreto endurecido ou antigo com concreto fresco)

Elimina a junta de concretagem de adesão duvidosa formando um corpo homogêneo.

  • Adesivo: DUROPOXY MR ou AU 100
  • Consumo: 0,35-0,48 kg/m²
  • Execução: Preparar a superfície segundo o item de preparo das superfícies e aplicar DUROPOXY MR com trincha ou espátula e executar a concretagem dentro de 40 minutos no Maximo (o adesivo deverá estar pegajoso).

REVESTIMENTO DE CONCRETO SECO, COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA

Elimina o chapisco e fornece uma impermabilização perfeita, alem de grande aderência:

  • Adesivo: DUROPOXY MR
  • Consumo: 0,35-0,55 kg/m²
  • Execução: Identica ao item acima (juntas de concretagem)

CONSERTOS EM FALHAS DE CONCRETAGEM

Obtem-se uma perfeita soldagem e consolidação do concreto:

  • Adesivo: DUROPOXY MR
  • Consumo: Consumo: 0,35-0,55 kg/m²
  • Execução: Abrir as cavidades ou ninhos em forma cônica inversa ou paralela, remover material solto e poeiras. Preparar as superfícies segundo o item de preparo das superfícies. Aplicar DUROPOXY MR com trincha ou espátula. Executar a concretagem dentro de 40 minutos no Maximo (o adesivo devera estar pegajoso). Com concreto de baixo fator água/cimento (seco). Para cavidades menores ou porosidades aplicar DUROPOXY MR com espátulas podendo-se adicionar de 1 a 2 partes por volumes de quartzo ou areia seca.

COLAGENS DE RACHADURAS E FISSURAS SUPERFICIAIS

Obtem-se uma aderência, elasticidade superior às argamassas de cimento além do tempo reduzido de execução:

  • Adesivo: DUROPOXY MR
  • Consumo: 1,5kg/litro volume
  • Execução: Fissuras até 4 mm de largura; abrir com largura e profundidade minina de 10 a 15mm respectivamente. Rachaduras (mais de 4mm de largura) abrir em largura e profundidade de respectivamente 2 a 4 vezes a sua largura. Executar a limpeza segundo o item de preparo bem integralmente a cavidade

CHUMBAMENTO RÁPIDO DE SUPORTES E CHUMBADORES PARA MÁQUINAS

Instalação rápida e utilização após período reduzido de espera. Fixação de ferragens 12-24 horas; maquinas 24-48 horas de espera; com acelerador, 6 horas:

  • Adesivo: DUROPOXY MR
  • Consumo: 1,5 LG/litro volume
  • Execução: Segundo o item modo de uso. Abrir o suporte nas dimensões de 1,2 vezes as dimensões da parte a ser chumbada, tomando-se o cuidado para que não haja oclusão de ar. Ou, no chumbamento de peças maiores revestir a cavidade do suporte e a parte a chumbar com uma camada de DUROPOXY MR. Assentar a peça e preencher a folga da cavidade com uma argamassa de DUROPOXY MR e 1 a 2 partes de areia, limpa, seca de granulometria de 0-2mm.

COLAGEM DE FERRO, MADEIRA, ALUMINIO, CERAMICA OU AZULEIJOS SOBRE CONCRETO OU ARGAMASSA

Obtem-se rapidez e economia de mão-de-obra, grande resistência ao cisalhamento e aderência perfeita:

  • Adesivo: DUROPOXY MR
  • Consumo: 0,5 – 1,5 kg/m²
  • Execução: Segundo o item de modo de uso, ladrilhos e cerâmicas podem ser colados por pontos com áreas de 3 a 5cm²

PRECAUÇÕES

Os adesivos DUROPOXY quando completamente endurecidos são fisiologicamente inertes.
No entanto o contato do adesivo fresco com a pele pode causar irritações.
Evitar o contato com a pele e mucosa.
Aconselha-se usar luvas e óculos.
Após o serviço lavar-se com água e sabão.

ARMAZENAMENTO

No máximo 1 ano em ambiente fresco não expor ao calor as embalagens.

EMBALAGENS

Conjunto de 2 latas total de 1 kg