ANTIOX (C7)

CARACTERÍSTICAS

ANTIOX é um anti-corrosivo, protege o ferro contra a ferrugem.
ANTIOX atua sobre a ferrugem, neutralizando a mesma e transformando-a em fosfato de ferro inerte, o qual protege o ferro evitando novas oxidações.
ANTIOX é aplicado sobre o ferro enferrujado, bem como, sobre o ferro limpo.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Ácido fosfórico

MODO DE USO

Limpar e desengordurar bem as peças, retirar toda pintura velha, raspar, lixar o ferro enferrujado. As crostas e excessos de ferrugem devem ser removidos com lixa, escova de aço ou jato de areia.
Aplicar ANTIOX com pincel em camadas uniformes, sem excesso. Deixar agir bem, por no mínimo 4 horas ate 24 horas, remover algum excesso de material, grosta e poeira se houver, após o que se poderá aplicar a pintura protetora primer zarcão ou outro primer.
Antes de aplicar o primer, verificar se as superfícies estão secas, do contrário secar com pano ou queimar com maçarico a gás, todo e qualquer material superficial solto deve ser removido por escova de aço ou lixa.

PRECAUÇÕES

Produto corrosivo, evitar contato com a pele e os olhos. Levar bem caso entrar em contato. Utilizar os EPI’s recomendados.

RENDIMENTO

6 a 8 m²/litro

EMBALAGEM

Plástica ¼ , ½ , 1, 5, 20 e 50 litros

DESFORMIT (C5)

CARACTERÍSTICAS

Desmoldante pastoso de cera líquida e gordura orgânica para formas de madeira, formas resinadas, super resinadas e compensados. Para formas metálicas recomenda-se o Repelmold Chapa.
Não contém óleos minerais. Produto antialérgico. Pode ser manuseado com as mãos.
DESFORMIT protege a forma, permitindo o reaproveitamento e facilitando a desforma, não escorre com tanta facilidade nas formas verticais.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Emulsão de gordura animal e ceras líquidas

MODO DE USO

DESFORMIT é aplicado diretamente sobre a forma com pano, rolo de pintura ou trincha, porém deve ser bem espalhado e puxado para não haver excesso de material na forma.
Misture o produto na embalagem antes de usar. O produto pode ser diluído em água 1:1 até 1:15. Em formas de madeira e compensados diluir até 1:10, para formas de resinados pode-se diluir até 1 :1 5 com bons resultados. Aguardar por t hora para iniciar a concretagem, pois a água da emulsão deve evaporar (secar) antes de se lançar o concreto. Evitar que as formas sejam untadas com muita antecedência antes da concretagem, a fim de evitar a aderência de poeira e escorrimento.
Vide no item “Dicas – Desformantes”

RENDIMENTO

6-10 m²/litro da solução

CONSUMO TEÓRICO

100 a 200 m²/litro

EMBALAGEM

Galão – 3,6 litros
Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

DESFORMIT MF PASTOSO (C5B)

CARACTERÍSTICAS

Desmoldante pastoso a base de ceras e gorduras orgânicas, usado em formas de madeiras, concreto pré-moldado, formas trepantes e compensados.
Especialmente indicado para formas verticais e bases de concreto usadas como forras para novas concretagens.
Permite o reaproveitamento e facilita a desforma. Não escorre com tanta facilidade nas formas verticais.
ldêntico ao Desformit Pastoso (C5), porém mais fluído e com maior rendimento.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Ceras, óleo mineral, emulsificantes e solvente orgânico.

MODO DE USO

DESFORMIT é aplicado diretamente sobre a forma com pano, rolo de pintura ou  trincha, porém deve ser bem espalhado e puxado para não haver excesso de material na forma. Evitar que as formas sejam untadas com muita antecedência antes da concretagem, afim de evitar a aderência de poeira e escorrimento.

RENDIMENTO

6-10 m²/ litro da pasta

EMBALAGEM

Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

PROPRIEDADES

Forma uma fina camada oleosa entre o concreto e a forma, impedindo a aderência dos mesmos e facilita o reaproveitamento das formas.
Consulte nosso departamento Técnico sobre produtos para a limpeza e remoção de excessos de desmoldante.

DESFORMIT PASTOSO (C5A)

CARACTERÍSTICAS

Desmoldante a base de ceras e gorduras orgânicas, usado em formas de madeiras, concreto pré-moldado, formas trepantes e compensados.
Especialmente indicado para formas verticais e bases de concreto usadas como formas para novas concretagens.
Permite o reaproveitamento e facilita a desforma. Não escorre com tanta facilidade nas formas verticais. Tem a vantagem de não ser facilmente removido pela chuva e o tempo, não escorre na vertical.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Cera, óleo mineral e solvente orgânico.

PROPRIEDADE

Forma uma fina camada oleosa entre o concreto e a forma, impedindo a aderência dos mesmos e facilita o reaproveitamento das formas.
Consulte nosso departamento técnico sobre produtos para a limpeza e remoção de excessos de desmoldante.

MODO DE USO

DESFORMIT PASTOSO  é aplicado diretamente sobre a forma com pano, rolo de pintura ou trincha, porém deve ser bem espalhado e puxado para não haver excesso de material na forma. Evitar que as formas sejam untadas com muita antecedência antes da concretagem, afim de evitar a aderência de poeira e escorrimento.

RENDIMENTO

4 – 8 m²/litro da pasta

EMBALAGEM

Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

HIDROREMOVEDOR WOHACO (C9)

CARACTERÍSTICAS

Remove com facilidade produtos de base natural ou sintética, mesmo acrílicos não metalizadas, muito desidratadas e antigas, óleos e gorduras em geral.
Em aplicações mais leves permite altíssima diluição em água, tornando as operações de remoção mais econômicas.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Tensoativo não iônico, silicato alcalino, isopropanol, glicol éter, alcalinizante e conservante em veículos aquoso.

ESPECIFICAÇÕES

Agentes ativos 45% Peso Específico 0,998 g/cm³
PH 13 a 14 Viscosidade < 10 cps

INDICAÇÕES E USO

Hidroremovedor Wohaco deve ser utilizado sempre que a remoção de sistemas antigos e desgastados em pisos frios e que apresentam difícil remoção, seja pela característica dos materiais ali aplicados ou pela antiguidade que leva a uma polimeração excessiva ou alto grau de desidratação. Produto de limpeza de pisos velhos e concreto aparente.
O uso do removedor WOHACO proporciona operações rápidas e econômicas.

MODO DE USO

Espalhe o hidroremovedor Wohaco puro ou diluído, utilizando esfregão sobre as superfícies enceradas, aguarde tempo de ação, inicie o esfregamento de preferência com a maior abrasividade que o piso permita, recolha o resíduo e enxágüe, repita a operação, se necessário.

DILUIÇÃO

Utilize Hidroremovedor Wohaco de acordo com a dificuldade pura até 1:20 em água.

RENDIMENTO

Aproximadamente 2 – 3 m²/litro (diluído 1:1)

EMBALAGEM

Bombonas de 05 e 20 litros

LIMPAF (C8)

CARACTERÍSTICAS

Ativador de superfícies em alumínio, remove a oxidação. Devido ao seu alto poder detergente, ao mesmo tempo remove vestígio de oleosidades ou ceras.

MODO DE USO

Diluir com igual volume de água e aplicar sobre a superfície a ser tratada por meio de um pano, estopa ou brocha.
Esfregar vigorosamente movimentos circulares ou transversais.
Deixar agir durante 10 a 15 minutos e lavar com água abundante.
Na ocasião da lavagem, verificar que o líquido forme o chamado “filme d’água”, isto é, que água de lavagem molhe igualmente toda a superfície, formando um filme contínuo. Isto não acontecendo, repetir a operação com LIMPAF.
Deixar secar completamente antes de proceder às operações de pinturas, que deverão ser efetuadas dentro de 48 horas. Não pintar em superfícies cuja temperatura estiver acima de 50ºC. Caso não seja possível aplicar a pintura em 48 horas, a operação de remoção da oxidação deve ser feita novamente.

Ensaio Valores Método
Características técnicas Massa específica (g/cm³) 1,00 ± 0,02 ASTM D 1475
Ponto de fulgor (ºC) > 40 ABNT MB 1023
Aspecto Líquido ligeiramente amarelado
Odor Fraco pouco desagradável

RENDIMENTO

Consumo aproximado: 1 litro para 10 m² (produto diluído).

CONDIÇÕES DE ARAMAZENAGEM

Temperatura máxima 40° C

EMBALAGEM

Galão Plástico – 5 litros
Bombona Plástica – 20 litros

PROTESOL AZUL (C1)

CARACTERÍSTICAS

Polímero para proteção da cura do concreto. Base sintética. PROTESOL forma uma película bastante elástica e extremamente aderente ao concreto a qual por ser uma altamente impermeável, impede a evaporação muito rápida da água de amassamento do concreto.
Por ser uma resina sintética não cria problemas para o concreto como os tipos de protetores de cura comuns feitos a base de emulsões gordurosas, os quais agem como uma película separadora para um novo revestimento ou concretagem.
A cura perfeita do concreto é essencial para se obter as máximas resistências possíveis de um concreto.
Ensaios feitos demostram que um mesmo concreto curado ao ar livre tem resistência 20% inferior ao mesmo curado sob água.
Como um sazonamento do concreto sob constante molhamento, sombreamento, areia, papel ou sacos úmidos, nem sempre é possível e acarreta muita mão de obra e posterior limpeza, a aplicação de um filme incolor de PROTESOL, substitui todos estes sistemas com as seguintes vantagens.
1 – Permite obter uma cura perfeita do concreto com resultados uniformes e mínimo custo de mão-de-obra.
2 – Fácil de aplicar com um pulverizador tipo lavoura ou brochas em uma única operação.
3 – A película tem ótima adesão ao concreto e uma vez seca, após ½ a 1 hora de tempo seco, não se dissolve ou solta com a água de chuva e não requer manutenção.
4 – PROTESOL não impede ou dificulta uma nova concretagem ou chapisco sobre superfície tratada, podendo-se inclusive aplicar adesivo para o concreto. AZULIT C para melhorar adesão.
5 – Permite o transito pedestre sobre o concreto tratado sem danificar a película.
6 – O produto é incolor e não mancha o concreto, porém pode ser tingida com anilina a base de água a critério da obra.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Líquido branco leitoso.

MODO DE USO

Aplicar puro demão ou diluído em água ate no Maximo de 1:1, duas demãos. Homogeneizar o produto antes do uso.

Aplicar logo após o fim de pega do concreto ou seja 1-3 horas após a concretagem ou logo após a desforma.

O pulverizador de aplicação, brochas etc., deverão ser lavados com água imediatamente após a aplicação a fim de evitar entupimentos e formação de crostas.

RENDIMENTO

5 a 6,6 m²/litro uma demão.
150 a 200 g/m² (sem diluir).

EMBALAGENS

Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

PROTESOL BRANCO (C1A)

CARACTERÍSTICAS

Protetor de cura a base de ceras, podendo também ser usado como desformante.
PROTESOL BRANCO forma depois, um filme aderente e uniforme sobre as superfícies de concreto, que impede a rápida evaporação da água de amassamento do concreto, melhorando significativamente a cura e resistência mecânica do mesmo.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Base de ceras micro-cristalinas, como ponto de fusão de 71ºC.
Aparência: leitosa
PH: 8 a 9
Sistema emulsionante: aniônico
Temperatura de armazenagem: acima de 5ºC

MODO DE USO

PROTESOL BRANCO pode ser aplicado com brocha, trincha ou pulverizador.
Produto com as mesmas finalidade do PROTESOL AZUL, com a diferença que não é indicado para concretos que irão receber algum revestimento ou pintura posterior. Indicado para pistas de concreto pré-moldade, estacas, etc.
Aplicar uma demão do produto puro ou duas demãos diluídas em água até no máximo de 1:1. Homogeneizar o produto antes do uso.
Aplicar logo após o fim de pega do concreto, ou seja, 1-3 horas após a concretagem ou logo após a desforma.
O pulverizador de aplicação, brochas, etc., deverão ser lavados com água imediatamente após a aplicação a fim de evitar entupimentos e formação de crostas.

RENDIMENTO

5 a 6m²/litro (sem diluir)

EMBALAGENS

Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

REMOX (C6)

CARACTERÍSTICAS

Removedor REMOX é indicado para limpeza e remoção de cimento incrustado em betoneiras, ferramentas e formas de concreto.
Não requer neutralização. Necessita de boa lavagem.
REMOX é um produto ácido com tensoativos que promove rápida e profunda penetração e limpeza.
Não ataca a maioria das pinturas ou acabamentos, e remove depósitos de calcário, que se formam em máquinas, peças metálicas ou plásticas. É indicado para remoção de resíduos de cimentos, argamassas em equipamentos misturadores. É também eficiente para a limpeza de alvenaria, telha, pedras, blocos de concreto ou tijolos.

MODO DE USO

Removedor REMOX é usado puro ou diluído em água. Não deve ser aplicado sobre alumínio e aço inox.
Aplicar sobre os materiais a serem removidos, deixar agir e remover com jato de água ou ferramentas como espátula ou ponteiros. Enxaguar com bastante água. Produto irritante das vias aéreas e mucosas. Utilizar os EPI’s indicados.
Produto cáustico. Evite contato com a pele e olhos.

EMBALAGENS

Bombona de 20 e 50 litros

REPELMOLD CHAPA (C4)

CARACTERÍSTICAS

Dadas as características diferentes de uma forma de ferro e de uma forma de madeira, porquanto a primeira e impermeável e a segunda não, e sendo as superfícies do ferro lisas embora no microscópio apresentam certas impurezas, necessitam de um desformante de características diferentes dos comunentes usados em forma de madeira. As formas de ferro necessitam devido a sua falta de porosidade um desformante que tenha boa aderência ao ferro, propriedade única esta do REPELMOLD CHAPA, o qual também e indicado para formas de madeiras compensada resinada ou plastificada com verniz de poliuretano, formas de fiber e afins.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Óleo lubrificante mineral

MODO DE USO

Evita a aderência do concreto sobre chapas de ferro.
A superfície deve estar limpa e seca.
Pronto para uso, não deve ser diluído. Não é solúvel em água.
Aplicar com trincha larga ou pulverizador.

OBSERVAÇÃO

Deve-se tomar cuidado com o excesso de desmoldante na forma, principalmente em formas verticais e expostas ao sol. Os desmoldantes tendem a escorrer para o fundo das formas, acumulando-se. Caso este excesso não for eliminado o mesmo manchará o concreto.

RENDIMENTO

6 a 8 m²/litro

EMBALAGENS

Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

REPELMOLD FERRO (C2)

CARACTERÍSTICAS

REPELMOLD FERRO é uma emulsão de óleos minerais e parafinas em água, já vem pré diluído podendo ser diluído ainda em água 1:1 ate 1:2. Sua formulação especial protege as formas de ferro e auxilia na desforma do concreto, evita a aderência do concreto nas formas e facilita a limpeza. REPELMOLD FERRO é especialmente indicado para a construção industrializada, canteiros de obras fixas tipo pré moldados e fabricas de cimento amianto.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Emulsão de óleo mineral

INDICAÇÕES

Formas de ferro e de concreto.
Também usado com sucesso em formas de madeira e compensados, resinados ou plastificadas.

MODO DE USO

Diluir em água 1:1 ate 1:2 REPELMOLD FERRO. Misturar brevemente para que haja igualação. Aplicar nas formas com brochas, rolo ou pincel. Deve-se esperar secar a água da emulsão para se lançar o concreto.
Estando o produto parado, remexer antes de usá-lo.

RENDIMENTO

4 a 5 m²/litro da solução diluída
Rendimento total: multiplicar pelo fator de diluição

EMBALAGENS

Balde – 20 litros
Tambor – 200 litros

REPELMOLD M (C3)

CARACTERÍSTICAS

REPELMOLD é aplicado em formas de qualquer espécie: madeira, plástico, compensados, etc.
Em formas de ferro usar o tipo especial REPELMOLD “F”.

COMPOSIÇÃO BÁSICA

Óleo solúvel mineral

PROPRIEDADES

REPELMOLD é um óleo solúvel em água que não contem sais, solventes ou ácidos, não causando efeito químico algum ao concreto e as formas. Permite o reaproveitamento da madeira.
REPELMOLD protege as formas de ferro contra o enferrujamento e as formas de madeira contra o ressecamento e contra os danos causados pela aderência do concreto. Aumenta a vida útil das formas e as mesmas podem ser usadas por um número maior de vezes.
Permite o reaproveitamento da madeira.
REPELMOLD é especialmente recomendado para concreto aparente, permitindo obterem-se superfícies mais lisas e arestas vivas.
REPELMOLD devido ao alto rendimento se torna mais econômico do que óleo queimado ou óleo diesel comumente usados, além de dar acabamento melhor.

MODO DE USO

Colocar o óleo solúvel numa lata e adicionar pequena quantidade de água (5%) misturar muito bem. Adicionar o restante de água aos poucos sob constante mistura.
A aplicação pode ser feita com pincel, brocha, rodo, pulverizador (tipo usado em lavoura) ou por imersão.
Normalmente deve-se somente diluir a quantidade a ser usada num dia, porem caso a mesma tinha sido armazenada deve-se agita-la novamente antes de usa-la.
A diluição varia de acordo com a categoria da forma, e a riqueza do concreto. Em formas molhadas a diluição deve ser menor. Madeiras plastificadas ou resindas permitem uma diluição maior. Madeira serrada bruta requer uma concentração maior. Formas impermeáveis permitem uma maior diluição.
Diluição mínima: 1:1
Diluição máxima: 1:20
Na prática, temos verificado que a melhor diluição para as formas de madeiras está entre 1:5 e 1:10. Em formas de compensado resinado, recomendamos a diluição 1:15.

RENDIMENTO

5 a 6 m²/litro (solução diluída)
Em formas novas que serão usadas muitas vezes faz-se a primeira aplicação mais concentrada e as seguintes poderão ser mais diluídas.

EMBALAGENS

Galão – 5 litros
Balde – 20 litros
Tambores – 200 litros